TURISMO E POLÍTICAS PÚBLICAS: uma análise teórica e comparativa entre Brasil e Portugal

Autores

  • Jean Carlos Vieira Santos Professor do Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER/UEG/Anápolis) e dos cursos de Graduação e Tecnologia da UEG Campus Caldas Novas.
  • Manuel Vong Reitor Dili Instituto of Technology (DIT), Timor-Leste.
  • Rosislene de Fátima Fontana Docente de Ensino Superior no Curso de Graduação em Hotelaria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste.

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v11i2.20022

Palavras-chave:

Turismo, Brasil, Portugal, Políticas Públicas.

Resumo


O objetivo deste artigo é compreender a evolução do turismo brasileiro, trazendo para o debate teórico as políticas públicas voltadas a essa atividade em Portugal, dentro de um mesmo contexto temporal. Com vistas ao desenvolvimento do trabalho, foi fundamental uma análise comparativa ancorada nas obras de Gomes (2008), Cunha (2001; 2003; 2006), Coriolano (1998) e Silva Júnior (2004). Essas referências possibilitaram dividir o turismo brasileiro em quatro fases: do início do século XX a 1965; de 1966 a 1987; de 1988 a 2002; e após 2003. São ressaltados importantes contributos para o mundo acadêmico, bem como aos sujeitos e atores locais, às políticas públicas e demais organizações envolvidas com as atividades ligadas ao turismo.

Biografia do Autor

Jean Carlos Vieira Santos, Professor do Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER/UEG/Anápolis) e dos cursos de Graduação e Tecnologia da UEG Campus Caldas Novas.

Professor do Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER/UEG/Anápolis) e dos cursos de Graduação e Tecnologia da UEG Campus Caldas Novas. Bolsista de Incentivo ao Pesquisador (PROBIP) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Goiás (PrPUEG). Pós-doutoramento em Turismo pela Universidade do Algarve e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - MG.

Manuel Vong, Reitor Dili Instituto of Technology (DIT), Timor-Leste.

Doutoramento em Turismo pela Universidade do Algarve (Portugal). Reitor Dili Instituto of Technology  (DIT), Timor Leste.

Rosislene de Fátima Fontana, Docente de Ensino Superior no Curso de Graduação em Hotelaria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste.

Doutorado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali, com Doutorado Sanduiche na Universidade do Algarve  - UAlg - Portugal. Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi. Docente de Ensino Superior no Curso de Graduação em Hotelaria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste.

Downloads

Publicado

24-10-2018

Como Citar

SANTOS, J. C. V.; VONG, M.; FONTANA, R. de F. TURISMO E POLÍTICAS PÚBLICAS: uma análise teórica e comparativa entre Brasil e Portugal. Geografia em Questão, [S. l.], v. 11, n. 2, 2018. DOI: 10.48075/geoq.v11i2.20022. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/20022. Acesso em: 3 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos