O GOVERNO DA INSEGURANÇA NAS CIDADES BRASILEIRAS CONTEMPORÂNEAS: UM EXERCÍCIO DE ANÁLISE À LUZ DAS CONTRIBUIÇÕES DE MICHEL FOUCAULT SOBRE OS PODERES E SUAS ESPACIALIDADES

Autores

  • Iafet Leonardi Bricalli Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v13i1.21138
Agências de fomento

Palavras-chave:

Michel Foucault, Poder, Espaço, Insegurança

Resumo

O presente texto propõe-se a afirmar a importância de Michel Foucault para a análise geográfica. À luz de uma releitura da periodização das formas de se exercer o poder na sociedade ocidental e de suas respectivas espacialidades estabelecida por Foucault, realiza-se um exercício de análise das formas com que as cidades brasileiras contemporâneas se organizam como resposta aos riscos e inseguranças. Busca-se, assim, observar em que medida aspectos da soberania, da disciplina e da biopolítica estão atualizados na atuação do Estado brasileiro e da iniciativa privada em diferentes frentes, tais como a atuação da polícia militar sobre os espaços habitados pelas pessoas mais pobres, a política de encarceramento em massa conduzida pelo Estado brasileiro, a expansão de condomínios fechados e a utilização de câmeras de vigilância em espaços públicos.

Biografia do Autor

Iafet Leonardi Bricalli, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciatura, Bacharelado e Mestrado em Geoggrafia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente é professor da rede pública de educação básica do estado do Espírito Santo e candidato ao programa de doutorado em Estudos Urbanos pela Universidade de Milano Bicocca (Milão, Itália).

Downloads

Publicado

15-04-2020

Como Citar

BRICALLI, I. L. O GOVERNO DA INSEGURANÇA NAS CIDADES BRASILEIRAS CONTEMPORÂNEAS: UM EXERCÍCIO DE ANÁLISE À LUZ DAS CONTRIBUIÇÕES DE MICHEL FOUCAULT SOBRE OS PODERES E SUAS ESPACIALIDADES. Geografia em Questão, [S. l.], v. 13, n. 1, 2020. DOI: 10.48075/geoq.v13i1.21138. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/21138. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos