O ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA ATRAVÉS DO JOGO TRILHA ECOLÓGICA

Autores

  • Raiany Priscila Paiva Medeiros Nonato Universidade do Estado do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0001-7724-9320
  • Marta Evânia Miguel da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Mônica Sebastiana Brito de Sá Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Maria Da Paz Cavalcante Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Escola Estadual Coronel Fernandes/RN.

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v13i1.21966
Agências de fomento

Palavras-chave:

Jogo, Prática docente, Ensino-aprendizagem, Trilha Ecológica, Geografia.

Resumo

Este artigo é fruto de uma experiência de pesquisa envolvendo a construção e aplicação de um material de ensino, numa turma de Ensino Fundamental, considerando a temática Meio Ambiente. Objetiva analisar o processo de ensino-aprendizagem da Geografia, no 3º ano dessa etapa de ensino, através da utilização de um jogo denominado de Trilha Ecológica. Utilizou-se da abordagem qualitativa, atuando com a pesquisa-ação e a pesquisa bibliográfica. Esta, fundamenta as discussões em torno da prática docente e da utilização de jogos como uma ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem nas aulas desse componente curricular. Os resultados revelam que a utilização do jogo Trilha Ecológica funcionou como uma ferramenta que favoreceu a aprendizagem dos alunos, acerca da temática citada, ao estimular o trabalho em equipe, o diálogo entre os alunos e destes com a professora; que o jogo se configurou como um recurso facilitador e motivador da aprendizagem, aliado ao lúdico, proporcionando ao aluno um aprendizado mais dinâmico. A utilização do jogo em sala de aula, pela dinamicidade que ele representa, é um contributo ao aperfeiçoamento da didática docente e da aprendizagem mais prazerosa para o aluno.

Biografia do Autor

Raiany Priscila Paiva Medeiros Nonato, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Geografia/Licenciatura pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2018-2020). Integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos de Geografia Agrária e Regional - NuGAR, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Marta Evânia Miguel da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Geografia (licenciatura), pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino- PPGE/UERN (2018-2020). Integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos de Geografia Agrária e Regional - NuGAR, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. 

Mônica Sebastiana Brito de Sá, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Bacharela em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI),Licencianda em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário pelo Instituto de Educação Superior Raimundo Sá (IESRSA), Mestranda em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Maria Da Paz Cavalcante, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Escola Estadual Coronel Fernandes/RN.

Doutorado (2014) e Mestrado (2010) no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Estágio de Doutoramento na Universidade do Minho, Portugal (2012). Especialização em Metodologia do Ensino Superior e da Pesquisa Científica (1997) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e graduação em Pedagogia nessa universidade (1991). Trabalha como professora ADJ4 no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/CAMEAM/UERN) e como Supervisora Escolar na Escola Estadual Coronel Fernandes/RN (Ensinos Fundamental e Médio). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação docente e ensino-aprendizagem da História. Investiga principalmente os seguintes temas: atividade docente, teoria da atividade, consciência histórica e o processo de ensino e de aprendizagem de História.

Downloads

Publicado

14-04-2020

Como Citar

PAIVA MEDEIROS NONATO, R. P.; MIGUEL DA SILVA, M. E.; BRITO DE SÁ, M. S.; CAVALCANTE, M. D. P. O ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA ATRAVÉS DO JOGO TRILHA ECOLÓGICA. Geografia em Questão, [S. l.], v. 13, n. 1, 2020. DOI: 10.48075/geoq.v13i1.21966. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/21966. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos