O ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA ATRAVÉS DO JOGO TRILHA ECOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v13i1.21966
Agências de fomento
Palavras-chave:
Jogo, Prática docente, Ensino-aprendizagem, Trilha Ecológica, Geografia.Resumo
Este artigo é fruto de uma experiência de pesquisa envolvendo a construção e aplicação de um material de ensino, numa turma de Ensino Fundamental, considerando a temática Meio Ambiente. Objetiva analisar o processo de ensino-aprendizagem da Geografia, no 3º ano dessa etapa de ensino, através da utilização de um jogo denominado de Trilha Ecológica. Utilizou-se da abordagem qualitativa, atuando com a pesquisa-ação e a pesquisa bibliográfica. Esta, fundamenta as discussões em torno da prática docente e da utilização de jogos como uma ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem nas aulas desse componente curricular. Os resultados revelam que a utilização do jogo Trilha Ecológica funcionou como uma ferramenta que favoreceu a aprendizagem dos alunos, acerca da temática citada, ao estimular o trabalho em equipe, o diálogo entre os alunos e destes com a professora; que o jogo se configurou como um recurso facilitador e motivador da aprendizagem, aliado ao lúdico, proporcionando ao aluno um aprendizado mais dinâmico. A utilização do jogo em sala de aula, pela dinamicidade que ele representa, é um contributo ao aperfeiçoamento da didática docente e da aprendizagem mais prazerosa para o aluno.Downloads
Publicado
14-04-2020
Como Citar
PAIVA MEDEIROS NONATO, R. P.; MIGUEL DA SILVA, M. E.; BRITO DE SÁ, M. S.; CAVALCANTE, M. D. P. O ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA ATRAVÉS DO JOGO TRILHA ECOLÓGICA. Geografia em Questão, [S. l.], v. 13, n. 1, 2020. DOI: 10.48075/geoq.v13i1.21966. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/21966. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.