A política da existência na geografia humana de Paul Vidal de La Blache
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v14i02.23065Palavras-chave:
gêneros de vida, cotidiano, política da existência, ser terrestre, ontologia.Resumo
Ao longo dos anos, a obra de Paul Vidal de La Blache tem se apresentado aos geógrafos contemporâneos de modo cada vez mais complexo. Um dos aspectos que pertence a essa complexidade referendada é a própria concepção vidaliana daquilo que estamos denominando política da existência, enquanto um instrumento eficaz de consolidação da existência como política espacial. Tal aspecto, ainda que de maneira secundária, incita um debate sobre a ontologia do ser terrestre. Julga-se urgente um retorno a Vidal para que o tema da existência na Geografia seja relido e requalificado, a partir dos instrumentais teóricos oferecidos pelo próprio geógrafo francês, a saber: o papel do trabalho no cotidiano, da técnica, das esferas do ser e de seus modos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Geografia em Questão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.