A política da existência na geografia humana de Paul Vidal de La Blache

Autores

  • Bernard Teixeira Coutinho Professor Substituto do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. https://orcid.org/0000-0002-9593-4505

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v14i02.23065
Agências de fomento

Palavras-chave:

gêneros de vida, cotidiano, política da existência, ser terrestre, ontologia.

Resumo

Ao longo dos anos, a obra de Paul Vidal de La Blache tem se apresentado aos geógrafos contemporâneos de modo cada vez mais complexo. Um dos aspectos que pertence a essa complexidade referendada é a própria concepção vidaliana daquilo que estamos denominando política da existência, enquanto um instrumento eficaz de consolidação da existência como política espacial. Tal aspecto, ainda que de maneira secundária, incita um debate sobre a ontologia do ser terrestre. Julga-se urgente um retorno a Vidal para que o tema da existência na Geografia seja relido e requalificado, a partir dos instrumentais teóricos oferecidos pelo próprio geógrafo francês, a saber: o papel do trabalho no cotidiano, da técnica, das esferas do ser e de seus modos.

Biografia do Autor

Bernard Teixeira Coutinho, Professor Substituto do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Possui graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014) e mestrado em Geografia pela mesma universidade (2017). Atualmente, é professor substituto do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FFP), e professor de Geografia da Educação Básica no Rio de Janeiro.Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ontologia em Geografia, História do Pensamento Geográfico, Teoria e Método da Geografia e Epistemologia da Geografia.

Downloads

Publicado

28-09-2021

Como Citar

TEIXEIRA COUTINHO, B. A política da existência na geografia humana de Paul Vidal de La Blache. Geografia em Questão, [S. l.], v. 14, n. 2, 2021. DOI: 10.48075/geoq.v14i02.23065. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/23065. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos