Onde estão os indígenas na tríplice fronteira Argentina-Brasil-Paraguai?
dos discursos e imaginários, aos territórios e à vida
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v14i02.23308Palavras-chave:
fronteira, indígenas, turismo, cultura.Resumo
As cidades da Tríplice Fronteira são fortemente marcadas pelas dinâmicas do turismo pela presença de atrativos de relevância internacional como as Cataratas do Iguaçu entre Brasil e Argentina e a Usina Hidrelétrica de Itaipu entre Brasil e Paraguai, bem como, o turismo de compras na cidade paraguaia de Ciudad del Este. Para atrair turistas, a reprodução desse mercado produz uma série de discursos impregnados de um imaginário ligado a uma determinada ideia de natureza em que as populações indígenas também estão incluídas. Partindo dessa problemática, o presente estudo tem como objetivo contrapor os imaginários de alguns desses discursos com a realidade vivida territorialmente pelas populações indígenas presentes nesse território, e também, apontar as relações e estratégias de negociação entre os diferentes agentes envolvidos nessa dinâmica. Com isso, pretendemos identificar alguns dos diálogos e conflitos, analisando suas contradições e demais implicações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Geografia em Questão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.