As relações entre fronteira, território, paisagem e seus desdobramentos na atividade turística na faixa Brasil - Paraguai

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v14i02.23323
Agências de fomento

Palavras-chave:

Fronteira, Território, Paisagem, Turismo de compras.

Resumo

Este trabalho apresenta uma leitura a partir das relações entre fronteira-território-paisagem e turismo no contexto das áreas de fronteira entre Brasil e Paraguai. Configura-se também como parte da disciplina Tópicos Especiais III: Geografia Política e Fronteira, do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Assim como, parte das atividades propostas para a disciplina foi realizado trabalho de campo em três cidades fronteiriças, sendo elas: Ponta Porã/MS e Pedro Juan Caballero/PY, Guaíra/MS e Salto del Guairá/PY, Foz do Iguaçu/PR e Ciudad del Este/PY. Nesse sentido, o texto que se apresenta é resultado de leituras e observações dos autores, onde buscou-se, por meio da relação entre teoria e prática, compreender os processos e dinâmicas que dão conteúdo à vida social e  permeiam as relações sociais e socioespaciais entre os sujeitos, seus lugares, viveres e fazeres que, por sua vez, imprimem e constroem a fronteira enquanto um modo e espaços de vida singulares.

Biografia do Autor

Bruno de Souza Lima, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados

Hamilton Romero, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados

Downloads

Publicado

28-09-2021

Como Citar

LIMA, B. de S.; ROMERO, H. As relações entre fronteira, território, paisagem e seus desdobramentos na atividade turística na faixa Brasil - Paraguai. Geografia em Questão, [S. l.], v. 14, n. 2, 2021. DOI: 10.48075/geoq.v14i02.23323. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/23323. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos