Trabalhadores industriais e terciários na região metropolitana de Porto Alegre entre os anos de 2012 e 2017
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v14i1.24327Palavras-chave:
Estrutura social, Trabalhadores terciários, OperáriosResumo
Este artigo tem o objetivo de analisar a evolução dos trabalhadores do setor industrial e terciário na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) entre os anos de 2012 e 2017, demonstrando as mudanças e permanências do perfil dessas duas classes de ocupação, assim como as oscilações econômicas e consequências que marcaram esta década. Para isso, foram utilizados dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) através de Categorias Sócio-ocupacionais (CAT’s) elaborada pelo INCT Observatório das Metrópoles. Entre 2012 e 2017 a taxa de crescimento dos trabalhadores do secundário foi negativa (-16%) ao passo que os trabalhadores do terciário especializado cresceram em uma taxa de 10%. Além da evolução do número de trabalhadores em cada categoria e subcategoria, também foi analisado o nível de escolaridade, a situação de seguridade social e a renda média anual desses trabalhadores no citado período.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Geografia em Questão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.