Saberes docentes na educação geográfica escolar

Autores

  • Mariana Pricilia de Assis Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (Campus de Pau dos Ferros-RN).
  • Cicero Nilton Moreira da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN/Campus de Pau dos Ferros-RN.

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v14i1.24402
Agências de fomento

Palavras-chave:

Saber docente. Agir pedagógico.Educação geográfica

Resumo

Este artigo faz parte de um ensaio teórico sobre os saberes esperados para a transposição didática do professor em sala de aula. Tem como objetivo trazer uma contribuição para alunos e professores dos campos de conhecimento relacionados às ciências sociais e humanas, oferecendo algumas sugestões sobre as práticas educativas e os meios para o entendimento. Parte do pressuposto que é de suma relevância compreender o impacto dos saberes docentes para a prática pedagógica, especificando no viés sobre a possibilidade de os saberes serem ampliados para ressignificar a prática educativa do professor de Geografia. Este estudo faz parte da pesquisa referente à dissertação que está em processo de construção do Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino -PPGE, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Ele é de caráter bibliográfico com composição teórica relacionada com o tema. Nessa perspectiva, os resultados obtidos nesse estudo apontam os saberes docentes são dotados de significância ao serem aperfeiçoados durante a construção do conhecimento em sala de aula e possibilitam um possível agir pedagógico construtivista.

Biografia do Autor

Mariana Pricilia de Assis, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (Campus de Pau dos Ferros-RN).

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino - PPGE pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN (Campus de Pau dos Ferros-RN). Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN ( Campus de Pau dos Ferros -RN) . Atua como Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos de Geografia Agrária e Regional (NUGAR), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN/CAMEAM(2019).

Cicero Nilton Moreira da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN/Campus de Pau dos Ferros-RN.

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2013). Atua como Professor Adjunto, do quadro permanente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no Curso de Licenciatura plena em Geografia, no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) e no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES), Campus de Pau dos Ferros/RN.

Downloads

Publicado

13-04-2021

Como Citar

ASSIS, M. P. de; SILVA, C. N. M. da. Saberes docentes na educação geográfica escolar. Geografia em Questão, [S. l.], v. 14, n. 1, 2021. DOI: 10.48075/geoq.v14i1.24402. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/24402. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos