Diferenças e semelhanças entre a agricultura familiar e a agricultura camponesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v15i01.24963
Agências de fomento

Palavras-chave:

Agricultura Familiar, Campesinato, Produção, Trabalho, Brasil.

Resumo

Muitos estudos tratam a agricultura familiar e a agricultura camponesa como sinônimos. Embora toda agricultura camponesa seja familiar, nem toda agricultura familiar é camponesa, uma vez que abrange diversos tipos de agricultura. Assim, o objetivo do artigo é discutir as duas categorias, com ênfase na conjuntura agrária brasileira, evidenciando as diferenças teóricas e práticas entre ambas.
Ademais, salienta as relações de trabalho e de produção estabelecidas por camponeses e agricultores familiares, assim como seu envolvimento com a conservação da terra e da natureza. A pesquisa bibliográfica e a análise documental foram os procedimentos metodológicos adotados. Destarte, podese afirmar que, com o desenvolvimento do capitalismo, houve nos últimos decênios diminuição da quantidade de camponeses no Brasil em virtude da migração campo-cidade e, principalmente, da integração e subordinação ao modo de produção capitalista.

Biografia do Autor

Lucas Guedes Vilas Boas

Licenciado e Bacharel em Geografia - UFJF

Especialista em Ciências Humanas e Saúde - UFJF

Mestre em Geografia - UFJF

Doutor em Geografia - UFMG

Professor Adjunto - CEFET-MG

Downloads

Publicado

13-09-2022

Como Citar

VILAS BOAS, L. G. Diferenças e semelhanças entre a agricultura familiar e a agricultura camponesa. Geografia em Questão, [S. l.], v. 15, n. 01, 2022. DOI: 10.48075/geoq.v15i01.24963. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/24963. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos