Articulações das escalas global e local na conformação espacial urbana:

o caso da região metropolitana do Cariri

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v15i02.25252
Agências de fomento
FUNCAP, CAPES, FAPERN

Palavras-chave:

Metropolização. Reestruturação produtiva. Desenvolvimento local. RM Cariri.

Resumo

O objetivo deste trabalho é observar a inter-relação global-local na construção da rede espacial urbana, tendo como referência a Região Metropolitana do Cariri vis a vis a reestruturação produtiva. Para tanto, utiliza-se uma metodologia pautada nos métodos exploratório e explicativo. O procedimento realizar-se-á através de pesquisa bibliográfica de diversos autores investigando temas que englobam os estudos do localismo, da metropolização dialogando entre estes temas, com análise qualitativa. Constatou-se que o status metropolitano clássico sob a ótica dos fenômenos comuns a este conceito, conferido à RM Cariri, inexiste ipssis litteris, pois a mesma emerge diante de circunstâncias que a conferiram destaque na região na qual está localizada, mas que não reproduzem os signos de metrópole de fato, sendo passiva aos efeitos da metropolização.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Pereira do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA); Mestrando em Economia pelo Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Fderal do Rio Grande do Norte (PPGE-UFRN); Pesquisador do Grupo de Estudos em Territorialidades Econômicas e Desenvolvimento Regional e Urbano (GETEDRU/DE-URCA)

Francisco do O de Lima Júnior, Professor Associado da Universidade Regional do Cariri (URCA); Professor do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros/RN.

Graduado em Ciências Economias pela Universidade Regional do Cariri (URCA); Mestre em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Estágio Doutoral Sanduíche no Instituto de Geografia da Universidade de Innsbruck, Áustria; Pós-doutorando em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Professor Associado da Universidade Regional do Cariri (URCA); Professor do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros/RN.

Denis Fernandes Alves, Universidade Federal do Pernambuco (UFPE)

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA); Mestrando em Economia pelo Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Fderal do Rio Grande do Norte (PPGE-UFRN); Doutorando em Economia pelo Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal do Pernambuco (PIMES-UFPE); Pesquisador do Grupo de Estudos em Territorialidades Econômicas e Desenvolvimento Regional e Urbano (GETEDRU/DE-URCA)

William Eufrásio Nunes Pereira, Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Professor do Programa de Pós-graduação em Economia da UFRN

Graduado em Ciências Econômicas pela Universdiade Federal da Paraíba (UFPB); Mestre em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Doutrado em Ciêncais Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Downloads

Publicado

29-12-2022

Como Citar

PEREIRA DO NASCIMENTO, C. E.; DE LIMA JÚNIOR, F. do O.; ALVES, D. F.; NUNES PEREIRA, W. E. Articulações das escalas global e local na conformação espacial urbana:: o caso da região metropolitana do Cariri. Geografia em Questão, [S. l.], v. 15, n. 02, 2022. DOI: 10.48075/geoq.v15i02.25252. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/25252. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos