FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO: TERRITORIALIDADE, CULTURA E TRADIÇÃO NO MUNICÍPIO DE SILVIANÓPOLIS-MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v14i02.27045

Palavras-chave:

Lugar. Poder. Religião. Ruralidade. Território.

Resumo


A Festa de Nossa Senhora do Rosário em Silvianópolis-MG ao longo do espaço-tempo apresentou diversos conflitos em sua estrutura, sendo um deles relacionado ao catolicismo popular e oficial e seus simbolismos. Além do mais, há na festividade uma diversidade de públicos, constituindo diferentes territorialidades, propiciando grande disparidade e mutação no cerne festivo. Para o desenvolvimento da pesquisa foi essencial uma revisão historiográfica e bibliográfica da manifestação cultural, existente desde 1780 no município, trabalhos de campo, observações e entrevistas semi estruturadas ocorreram no decorrer da metodologia. O objetivo da pesquisa esteve relacionado à compreensão das territorialidades e dos processos históricos circunscritos a festividade com o intuito de entender sua dinâmica organizacional, estrutural e de poder emanado no lugar. Portanto, trabalhando conforme ensinado pela geógrafa Rosendahl (2003) os espaços sagrados e profanos em suas dimensões: política, econômica e do lugar.

Biografia do Autor

Jhonatan Silva Corrêa, Universidade Federal de Alfenas-MG (UNIFAL-MG)

Graduado em Geografia licenciatura e bacharelado pela Universidade Federal de Alfenas-MG. Atualmente é mestrando do PPGEO (UNIFAL-MG), integrante do Grupo de Estudos Regioanis e Socioespaciais (UNIFAL-MG) e Núcleo de Pesquisa Sobre Espaço e Cultura em Rede (UERJ-RJ).

Flamarion Dutra Alves

Professor Associado no Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal de Alfenas. Coordenador do PPGEO (2019-2021). Foi diretor do Instituto de Ciências da Natureza (2015-2017 e 2017-2019). Líder do Grupo de Pesquisa "Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais - GERES" da UNIFAL/MG. Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).

Downloads

Publicado

28-09-2021

Como Citar

CORRÊA, J. S.; ALVES, F. D. FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO: TERRITORIALIDADE, CULTURA E TRADIÇÃO NO MUNICÍPIO DE SILVIANÓPOLIS-MG. Geografia em Questão, [S. l.], v. 14, n. 2, 2021. DOI: 10.48075/geoq.v14i02.27045. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/27045. Acesso em: 8 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos