Mapeamento de análise de fragilidade ambiental da área urbana do município de Matelândia -Pr
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v16i01.27586Palavras-chave:
Planejamento ambiental. Expansão urbana. Fragilidade Ambiental.Resumo
As propostas de planejamento ambiental permitem identificar áreas propensas aos impactos ambientais e sociais afim de auxiliar nas tomadas de decisões para minimizar os problemas causados pela expansão urbana. A carta de fragilidade ambiental é uma ferramenta que auxilia o planejamento territorial, pois possibilita mapear áreas suscetíveis aos processos erosivos, sejam eles naturais ou antropogênicos. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo mapear e analisar a fragilidade ambiental da área urbana e periurbana do munícipio de Matelândia-PR. A metodologia escolhida foi a proposta por Ross (1994), sendo elaborados os mapas temáticos, como o de uso e cobertura da terra, de declividade, pedológico e as cartas de fragilidade ambiental. O mapeamento possibilitou identificar que as áreas de fragilidade baixa se encontram, predominantemente na área urbana consolidada e nas áreas de pastagem com baixo pisoteio, enquanto que nas áreas de fragilidade forte, ocorrem principalmente nos setores com atividades de silvicultura, mineração, pastagens com alto pisoteio, solo exposto e algumas áreas de cultivo temporário. Contudo, o trabalho permitiu a recomendação de práticas de conservação, bem como a elaboração de uma nova proposta de expansão urbana, visando o planejamento e adequação do uso do solo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Geografia em Questão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.