Análise teórica sobre a afinidade conceitual entre urbanização e inundações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v16i02.27751
Agências de fomento

Palavras-chave:

Urbanização, Inundações urbanas, Desastres naturais

Resumo

Este trabalho tem como objetivo tratar os aspectos conceituais interligados à relação existente entre as inundações e os processos de urbanização. A partir disso, foram analisadas várias bibliografias, sejam elas nacionais e internacionais, com o foco de analisar os detalhes com maior relevância dentre o assunto, com o intuito de identificar as principais questões antrópicas que estão ligadas a ocorrência das inundações. Assim sendo, pode-se verificar que as principais influências estão ligadas a alteração do ciclo hidrológico, no poder da urbanização influenciar na ocorrência de menores inundações, além de outros pontos. Destarte, pode-se destacar que a análise teórica proposta foi de grande importância, uma vez que sintetizou várias questões detalhadas interligada a ocorrência de inundações, assunto que perpassa muitos problemas às comunidades urbanas, com um grande aumento na sua frequência e magnitude nos últimos anos.

Biografia do Autor

Bruno Zucuni Prina, UFSM/UFFS

Técnico de Laboratório: Geotecnologia e Topografia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim Doutor em Geografia (PPGGEO) - UFSMTecnólogo em Geoprocessamento (Colégio Politécnico) - UFSMTécnico em Geomática (Colégio Politécnico) - UFSM

Romario Trentin, UFSM

Doutor em Geografia

Docente da UFSM

Downloads

Publicado

27-10-2023

Como Citar

PRINA, B. Z.; TRENTIN, R. Análise teórica sobre a afinidade conceitual entre urbanização e inundações. Geografia em Questão, [S. l.], v. 16, n. 02, 2023. DOI: 10.48075/geoq.v16i02.27751. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/27751. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos