Refletindo sobre o conceito de agricultura orgânica
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v16i02.30679Resumo
O conceito de agricultura orgânica tem sido amplamente empregado no Brasil, seja na legislação sobre o tema, seja em estudos acadêmicos, propagandas etc. Junto a ele, termos como agroecologia, agricultura sustentável, produto orgânico e produção orgânica passaram a fazer parte do cotidiano. Para muitos, agricultura orgânica e agroecologia são vistos como sinônimos. Todavia, os adeptos e defensores da agroecologia têm enfatizado a pertinência e a necessidade de diferenciá-la da agricultura orgânica. Nesse sentido, este artigo apresenta um debate conceitual acerca do termo orgânico(a), problematizando os limites do conceito de agricultura orgânica, defendendo a utilização do termo agriculturas de base ecológica e diferenciando agricultura orgânica de agroecologia. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: revisão bibliográfica de publicações sobre tais conceitos; análise de conceitos presentes na legislação brasileira relacionada à produção orgânica; sistematização do autor, com base nas leituras realizadas e em sua experiência com pesquisas na área da agroecologia. Conclui-se que, enquanto o conceito de agriculturas de base ecológica engloba todas as correntes de agricultura que se contrapõem à agricultura convencional, incluindo a agricultura orgânica e a agroecologia, o conceito desta é mais amplo que o daquela, de modo que é pertinente diferenciá-los, sobretudo em estudos acadêmicos e científicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.