Calendário de manejo baseado na variabilidade pluviométrica para o uso do fogo em práticas agrícolas na microrregião de Castanhal/PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v17i02.31749

Resumo

O uso do fogo, principalmente em áreas rurais, como técnica de preparo e limpeza do solo para a plantação ou adequação de terrenos de forma incorreta e sem o uso de ferramentas mitigadoras podem levar a grandes registros de queimadas e incêndios florestais. Esta pesquisa tem como objetivo auxílio para uso mais consciente e eficaz do fogo, que ao se basear pela variabilidade da precipitação possa mitigar os impactos desta técnica e reduzir o número de focos de incêndios durante o período com menores acumulados pluviométricos, portanto menos chuvosos. Com elaboração de calendários para serem aplicados em anos normais e anos com a presença de El Niño ou La Niña, o enfoque das análises foram para o segundo semestre (junho a novembro) do ano de 2021, cujo padrão do acoplamento oceano-atmosfera mostram a presença da La Niña, e durante todos esses seis meses o comportamento da precipitação observada e a precipitação da média móvel diárias mostraram-se em concordância, ratificando que o calendário pode ser aplicado a outras microrregiões do estado do Pará.

Downloads

Publicado

06-04-2024

Como Citar

REIS RIBEIRO, R. M.; CONCEIÇÃO SODRÉ, G. R. Calendário de manejo baseado na variabilidade pluviométrica para o uso do fogo em práticas agrícolas na microrregião de Castanhal/PA. Geografia em Questão, [S. l.], v. 17, n. 02, 2024. DOI: 10.48075/geoq.v17i02.31749. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/31749. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos