EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UM ENFOQUE NAS RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA E INTERAÇÕES PRESENTES NA NATUREZA E SOCIEDADE
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v2i1.3201Resumo
A busca sem controle pelo lucro no modelo de produção e consumo capitalista é considerada o principal fator de degradação ambiental em todo o planeta. Como conseqüência, pode se observar a grande produção de lixo que causa externalidades negativas, poluindo o ecossistema. Dessa forma, faz-se necessário o homem ter a percepção de que é indispensável uma mudança na forma de interagir com a natureza mediante a inteligência de que há uma interdependência entre a sociedade e o meio ambiente. Diante do exposto, por meio da educação ambiental, como promover uma mudança na interação entre a relação de interdependência da sociedade e o meio ambiente com o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável? Para tanto, foram realizadas análises bibliográficas no processo de urbanização na cidade do Recife, vislumbrando as áreas de impacto por meio de levantamento de campo, análise hidrológica, uso do solo, urbanização, zona de impacto e estética de paisagem sustentável. Ao final, observa-se que a educação ambiental deve ser introduzida como uma estratégia fundamental para a promoção da sustentabilidade, devendo atingir uma mudança de valores, incentivando a sociedade a buscar soluções locais para os problemas ambientais identificados.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
05-03-2010
Como Citar
PAULO, F. L. L.; CARVALHO SÁ, U. G.; ARAÚJO OLIVEIRA, N. M. G. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UM ENFOQUE NAS RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA E INTERAÇÕES PRESENTES NA NATUREZA E SOCIEDADE. Geografia em Questão, [S. l.], v. 2, n. 1, 2010. DOI: 10.48075/geoq.v2i1.3201. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/3201. Acesso em: 15 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.