Geografias feministas, academia e militância: reflexões sobre a experiência do coletivo de mulheres da rede Dataluta no Brasil
Resumo
O coletivo de Mulheres da Rede Dataluta no Brasil nasce como expressão da necessidade de repensarmos tanto os espaços nos quais se faz e constrói geografia (agrária), bem como as estruturas sociais que estão postas e que atravessam a vida das mulheres, inclusive nos espaços acadêmicos. Nesse texto, apontamos os principais desafios que enfrentamos nos contextos em que vivemos, a partir da revisão bibliográfica e compilação de informações via formulário eletrônico. Com uma trajetória conjunta, também compartilhamos as experiências nas quais vivenciamos as violências, as opressões, a misoginia, o androcentrismo e o machismo nas universidades e nas nossas áreas de atuação. Muitas de nós, pesquisadoras, estudantes, professoras, mães ou cuidadoras, temos visto a tríade do patriarcado-racismo-capitalismo. Com o tempo, temos vislumbrando o refúgio numa praxis feminista que se preocupa com os cuidados coletivos entre nós mulheres e nossas corporalidades racializadas e sexualizadas, encontrando possibilidades de transformação na auto-organização e militância.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.