Processos de resistência das mulheres Guarani e Kaiowá pela reprodução da vida diante da violência sistemática do Estado e do agronegócio: contra e para além dos cercos do patriarcado-colonial-capitalista
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v16i03.32557Resumo
Este trabalho faz parte de uma pesquisa mais abrangente que tem sido desenvolvida pelas autoras, com o objetivo de analisar o processo contemporâneo de tensões, impactos, conflitos e violências resultantes da atuação do Estado e do avanço do neoextrativismo nos territórios indígenas Guarani e Kaiowá, apontando os horizontes de luta e resistência das mulheres diante da expropriação e violência. A pesquisa adotou uma abordagem geográfica e utilizou uma metodologia qualitativa, que incluiu revisão bibliográfica narrativa e diálogo com perspectivas teóricas e políticas construídas pelos movimentos de mulheres originárias, do feminismo comunitário na América Latina, bem como com os feminismos e ecofeminismos. Como parte da metodologia, foi realizado uma análise multitemporal do uso e cobertura do solo no sul de Mato Grosso do Sul entre os períodos de 1990-2020 a fim de investigar o contexto de transformações agrárias e seus impactos nos territórios Guarani e Kaiowá, foi realizada. O foco principal da pesquisa é a luta pelo território e pela reprodução da vida semeada nas práticas cotidianas e nas insurreições das mulheres frente ao modus operandi das políticas de morte do Estado e do neoextrativismo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.