Diálogos entre as pesquisas geográficas e o conceito de patriarcado
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v16i03.32559Resumo
As críticas feministas referentes à masculinização da ciência mostraram que a história escrita foi interpretada por homens, em especial brancos e em uma perspectiva ocidental e heteronormativa. Assim sendo, as pesquisas das geógrafas feministas preenchem uma lacuna no conhecimento geográfico, denunciando as invisibilidades históricas. Há, desse modo, a utilização de conceitos centrais para explicar as diferenças de gênero em modelos binários e não binários. Assim, considera-se o conceito de patriarcado importante na compreensão dos papéis sociais hierárquicos entre homens e mulheres, visto que vem sendo difundido nas discussões e pesquisas acadêmicas e nos movimentos sociais. No entanto, tal conceito ainda causa desconforto por parte de muitas (os) estudantes e pesquisadoras (es), que relutam em utilizá-lo, seja pela negação de sua importância, ou pela dificuldade de sua compreensão. Objetiva-se, neste texto, contribuir no entendimento do conceito de patriarcado através de três autoras consideradas fundamentais para o debate – Heleieth Saffioti, Gerda Lerner e Silvia Federici – e, compreender a utilização de tal conceito nas pesquisas no âmbito da Geografia, através da análise de trabalhos no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. A discussão do patriarcado é atual e necessária por explicar muitos fenômenos sociais, econômicos e culturais da sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.