Neoestrativismos e turistificação. Contribuições para uma gestão decolonial do patrimônio natural e cultural na área metropolitana binacional transfronteiriça Posadas/Encarnación

Autores

  • Diana Arellano
  • Carla Antonella Cossi
  • Lautaro Armando Raúl Sosa

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v17i01.32624

Resumo

Neste artigo propomos analisar, numa perspectiva decolonial crítica, os processos neoextrativistas de patrimonialização dos recursos naturais e culturais das áreas metropolitanas adjacentes Posadas/Garupá/Candelaria (Misiones, Argentina) e Encarnación/Cambyretá/San Juan del Paraná (Itapúa, Paraguai), um enclave urbano transfronteiriço subnacional do Mercosul. O objetivo do estudo é contribuir para as políticas públicas de gestão patrimonial em cidades vizinhas fronteiriças, numa perspectiva territorial transfronteiriça que ultrapasse a posição predominante do Estado central. A metodologia a ser implementada propõe a elaboração de um mapa territorial dos recursos naturais e culturais em processo contínuo, que reconstrua, a partir da memória coletiva e do envolvimento dos atores locais, novas oportunidades de apropriação e uso local dos recursos, para melhorar a qualidade de vida das pessoas, levando em conta os indicadores dos objetivos da Agenda 2030. Isso inclui o georreferenciamento dos recursos patrimoniais e as dinâmicas práticas e simbólicas de apropriação local, de construção, de articulação de forças locais para o repensar das dinâmicas de uso e fruição local do patrimônio natural e cultural.

Downloads

Publicado

29-01-2024

Como Citar

ARELLANO, D.; COSSI, C. A.; SOSA, L. A. R. Neoestrativismos e turistificação. Contribuições para uma gestão decolonial do patrimônio natural e cultural na área metropolitana binacional transfronteiriça Posadas/Encarnación. Geografia em Questão, [S. l.], v. 17, n. 01, 2024. DOI: 10.48075/geoq.v17i01.32624. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/32624. Acesso em: 27 abr. 2024.