Neoestrativismos e turistificação. Contribuições para uma gestão decolonial do patrimônio natural e cultural na área metropolitana binacional transfronteiriça Posadas/Encarnación
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v17i01.32624Resumo
Neste artigo propomos analisar, numa perspectiva decolonial crítica, os processos neoextrativistas de patrimonialização dos recursos naturais e culturais das áreas metropolitanas adjacentes Posadas/Garupá/Candelaria (Misiones, Argentina) e Encarnación/Cambyretá/San Juan del Paraná (Itapúa, Paraguai), um enclave urbano transfronteiriço subnacional do Mercosul. O objetivo do estudo é contribuir para as políticas públicas de gestão patrimonial em cidades vizinhas fronteiriças, numa perspectiva territorial transfronteiriça que ultrapasse a posição predominante do Estado central. A metodologia a ser implementada propõe a elaboração de um mapa territorial dos recursos naturais e culturais em processo contínuo, que reconstrua, a partir da memória coletiva e do envolvimento dos atores locais, novas oportunidades de apropriação e uso local dos recursos, para melhorar a qualidade de vida das pessoas, levando em conta os indicadores dos objetivos da Agenda 2030. Isso inclui o georreferenciamento dos recursos patrimoniais e as dinâmicas práticas e simbólicas de apropriação local, de construção, de articulação de forças locais para o repensar das dinâmicas de uso e fruição local do patrimônio natural e cultural.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.