Faxinal do Tigre: paisagens e alteridades em um espaço de fronteira (décadas de 1910 a 1950)
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v17i01.32755Resumo
O presente texto trata de algumas reflexões sobre as paisagens e as alteridades de um espaço de fronteira, no caso, a localidade de Faxinal do Tigre, atual município de Guatambu, em Santa Catarina, entre o final da década de 1910, quando tem início o processo de colonização das terras do Oeste catarinense, até a década de 1950, quando esta se consolida na região. A colonização trouxe uma série de mudanças nesse espaço, tanto relacionadas à questão da terra, com a expropriação da população cabocla e conflitos nas formas de uso, quanto com relação a inserção em atividades econômicas desenvolvidas no contexto da colonização. Dentre essas atividades, encontram-se a agricultura, onde o caboclo, sem suas terras se insere agora na condição de agregados, e o trabalho assalariado no setor ervateiro ou madeireiro, na derrubada da floresta nas balsas para o transporte de madeiras com a Argentina. Os caboclos se valem desses ofícios como modo de sobrevivência, ao mesmo tempo em que sua mão de obra era explorada, enriquecendo os colonos recém-chegados do Rio Grande do Sul. Para compreender esse processo, serão empregadas fontes oficiais, representações cartográficas, reportagens da imprensa local e a memória de antigos moradores da região.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.