Análise ambiental e legal da atividade de extração de areia em leito ativo de rio -
um estudo de caso sobre o rio Iguaçu para o município de União da Vitória-PR
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v18i01.33373Resumo
A extração de areia em leitos ativos de rios tem sido uma prática significativa histórica no município de União da Vitória-PR, impulsionada pela crescente e constante demanda da construção civil e da indústria. O presente artigo explora os aspectos dessa atividade, focalizando três principais tópicos: a extração em si, os impactos ambientais que dela decorrem e a evolução histórica das propostas de controle de impactos ambientais dos empreendimentos atrelada às legislações ambientais vigentes às épocas em questão. O presente estudo investigou a mineração de areia no Rio Iguaçu em União da Vitória-PR, enfocando 13 processos minerários ativos entre 2003 e 2023. Os dados dos processos foram obtidos na Agência Nacional de Mineração (ANM) e analisados espacialmente com imagens do Google Earth. Dos 13 processos, 12 estavam em fase de concessão de lavra e 1 em fase de licenciamento. A análise espacial identificou a distribuição dos processos ao longo do rio, fornecendo subsídios para a gestão ambiental e o ordenamento territorial da região.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.