JOSUÉ DE CASTRO E O DIREITO À ALIMENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v5i1.4765Resumo
Este artigo trata de aspectos da obra de Josué de Castro (1908-1973), vinculando-os à Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). Destaca sua importância na área de Geografia, analisa seus pioneiros estudos sobre a fome e o direito à alimentação já na década de 1930, seu texto Geografia da Fome (1946) e aspectos essenciais como a criação de conceitos relativos ao tema, o livro Geopolítica da Fome (1951), incluindo seus estudos sobre a fome de proteínas e a fertilidade feminina, além de outros escritos e de sua luta contra a desnutrição, a grande propriedade, o imperialismo e a monocultura. Afora isso, realça sua atuação em prol de diversos artigos da Declaração sobre Direitos Humanos, inclusive a restrição, em relação à sua pessoa, de diversos artigos feita pelo autoritarismo militar do Brasil após 1964.Downloads
Publicado
12-03-2012
Como Citar
CAMPOS, R. R. de. JOSUÉ DE CASTRO E O DIREITO À ALIMENTAÇÃO. Geografia em Questão, [S. l.], v. 5, n. 1, 2012. DOI: 10.48075/geoq.v5i1.4765. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/4765. Acesso em: 15 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.