A DESPENSA VIVA: um banco de germoplasma nos roçados da floresta.
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v4i2.4820Resumo
Os povos da floresta são detentores de bancos genéticos e promotores de novas variedades de agricultivares. O modo de vida de um “campesinato florestal” explica uma agricultura que encampa uma pluralidade de cultivares – algo irracional sob a lógica do agronegócio, calcada na uniformidade e unifocada na produtividade. A dilapidação dessa agrobiodiversidade é pro-porcional à integração da Amazônia e dos saberes tradicionais à economia capitalista, onde se incrementam formas de apropriação privada da floresta e do etnoconhecimento. Nesse contex-to, a biotecnologia adiciona sofisticada modalidade de predação ao submeter a biodiversidade à condição de mercadoria. Tira-se a semente do domínio das populações tradicionais e a sub-juga ao controle de grandes corporações. O que é um processo ecológico de reprodução trans-forma-se em um processo tecnológico de produção.Downloads
Publicado
28-08-2011
Como Citar
TORRES, M. A DESPENSA VIVA: um banco de germoplasma nos roçados da floresta. Geografia em Questão, [S. l.], v. 4, n. 2, 2011. DOI: 10.48075/geoq.v4i2.4820. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/4820. Acesso em: 15 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.