O CONCEITO TERRITÓRIO NO ENSINO DA GEOGRAFIA: BREVES NOTAS SOBRE ABORDAGENS NEGLIGENCIADAS
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v5i2.4974Resumo
Na tentativa de superação de práticas de ensino e aprendizagem da geografia com caracterizações descritivas empobrecedoras, a utilização dos conceitos oferece alternativa potencial de riqueza de possibilidades. Com base nesse prisma, pretendemos, por meio do presente artigo, suscitar algumas das possibilidades didáticas do emprego do conceito território voltadas para a seleção de conteúdos e compreensão de diversificadas circunstâncias de aprendizagem mais significativas para o corpo discente no ensino escolar. Sendo assim, levantamos abordagens vinculadas principalmente ao ensino básico do espaço brasileiro que envolvem território, Estado e geografia política que comumente são negligenciadas, apesar de ainda serem relevantes. Posteriormente, destacamos que é possível e desejável outras abordagens relativas ao conceito território levando-se em consideração as esferas econômica e cultural. Em diversificadas análises procuramos contribuir com exemplificações e procedimentos de ensino geográfico cujo conceito território pode se transformar em ferramenta muito proveitosa de práticas em que o processo de transposição didática seja facilitado, ajudando, portanto, nas atividades do ensino escolar da geografia.Downloads
Publicado
22-09-2012
Como Citar
SOUSA, R. R. O CONCEITO TERRITÓRIO NO ENSINO DA GEOGRAFIA: BREVES NOTAS SOBRE ABORDAGENS NEGLIGENCIADAS. Geografia em Questão, [S. l.], v. 5, n. 2, 2012. DOI: 10.48075/geoq.v5i2.4974. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/4974. Acesso em: 15 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.