GEOGRAFIA E CINEMA: AS ESPACIALIDADES DO FILME ADEUS LENIN!
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v6i1.4977Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir as transformações socioespaciais ocorridas na cidade de Berlim após a reunificação da Alemanha. Utilizaremos como base de discussão o filme intitulado Adeus Lenin!, o qual retrata de forma bem-humorada esse importante período da história da Europa, a queda do Muro de Berlim e a extinção da República Democrática Alemã, de orientação socialista. Pautamos-nos metodologicamente no conceito de cenário proposto por Gomes (2008), o qual objetiva trazer uma possível ligação entre a Geografia e as imagens produzidas pelo cinema, apontando, pois, uma relação entre a distribuição espacial de elementos e os comportamento sociais associados a ela. Da mesma forma, trazemos algumas proposições da Geografia Urbana, as quais foram essenciais para concebermos o espaço urbano da cidade de Berlim. Podemos concluir a partir do filme que as modificações físicas no espaço urbano da cidade de Berlim Oriental após a reunificação da Alemanha apresentaram, da mesma forma, uma forte mudança no comportamento social dos personagens envolvidos, estando ambas relacionadas à mudança do regime econômico vigente. Esse filme representa um interessante referencial para análises geográficas, uma vez que sua trama se constrói a partir da reconstrução de uma espacialidade extinta, em todos os seus aspectos, físicos e comportamentais.Downloads
Publicado
04-03-2013
Como Citar
FIORAVANTE, K. E. GEOGRAFIA E CINEMA: AS ESPACIALIDADES DO FILME ADEUS LENIN!. Geografia em Questão, [S. l.], v. 6, n. 1, 2013. DOI: 10.48075/geoq.v6i1.4977. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/4977. Acesso em: 13 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.