A TERRITORIALIDADE DOS PROJETOS DE ASSENTAMENTO FEDERAL (PA) NO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU, ESTADO DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v6i2.7670
Agências de fomento
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Resumo
Neste artigo, fazemos uma análise da territorialidade dos Projetos de Assentamento Federal (PA´s) do Território Cantuquiriguaçu, no estado do Paraná. Tomando por referência resultados obtidos em campo, quando visitamos os PA´s Ireno Alves dos Santos e Marcos Freire, em Rio Bonito do Iguaçu e Celso Furtado, em Quedas do Iguaçu. Esses assentamentos são consequência da luta pela terra, realizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-terra (MST) através da ocupação do maior latifúndio do sul do Brasil, pertencente a empresa Giacomett Marodin. Mostramos como a territorialidade desenvolvida no assentamento começa a ser gestada ainda na ocupação, tendo grande influência da concepção de desenvolvimento que o MST possui.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
19-09-2013
Como Citar
COCA, E. L. de F. A TERRITORIALIDADE DOS PROJETOS DE ASSENTAMENTO FEDERAL (PA) NO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU, ESTADO DO PARANÁ. Geografia em Questão, [S. l.], v. 6, n. 2, 2013. DOI: 10.48075/geoq.v6i2.7670. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/7670. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.