PROBLEMAS AMBIENTAIS DECORRENTES DOS PADRÕES DE USO E COBERTURA DAS TERRAS DA MICROBACIA DO RIACHO DO RONCADOR, EM TIMON (MA).
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v7i1.8564Resumo
RESUMO No decorrer da existência do homem o avanço tecnológico criou uma série de mecanismos para facilitar a exploração e transformação dos recursos da natureza, de modo que o grau de interferência do homem sobre os recursos naturais tem superado em grande proporção a capacidade da mesma de recompor-se, trazendo sérios problemas ambientais. Assim, o principal objetivo deste trabalho consistiu na identificação de problemas ambientais observados na microbacia do riacho do Roncador (MBRR) decorrentes dos usos indevidos presentes na mesma. Para isso foi necessário o mapeamento e quantificação dos usos e cobertura das terras da MBRR, levantamento bibliográfico e cartográfico, excursões de campo, entrevistas à população local e registros fotográficos. O resultado revelou alguns problemas ambientais: desvios, canalizações e barramentos de corpos d’água, supressão da mata ciliar, processos erosivos, contaminações à água, desmatamentos, queimadas e incêndios. Espera-se que os dados aqui obtidos subsidiem ações voltadas ao planejamento ambiental para a área. A aquisição de dados através do emprego das geotecnologias forneceram contribuição inestimável para realização desta pesquisa. Palavras-chave: Uso e Cobertura das terras, Problemas ambientais, Microbacia do riacho do Roncador, Timon (MA).Downloads
Publicado
18-03-2014
Como Citar
CARDOSO, J. A.; AQUINO, C. M. S.; BLANK. PROBLEMAS AMBIENTAIS DECORRENTES DOS PADRÕES DE USO E COBERTURA DAS TERRAS DA MICROBACIA DO RIACHO DO RONCADOR, EM TIMON (MA). Geografia em Questão, [S. l.], v. 7, n. 1, 2014. DOI: 10.48075/geoq.v7i1.8564. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/8564. Acesso em: 15 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.