REGIÃO INTEGRADA DE DESENVOLVIMENTO DA GRANDE TERESINA: INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PARA QUEM?/Integrated development region of Grande Teresina: integration and development for whom
DOI:
https://doi.org/10.48075/igepec.v28i1.32304Palavras-chave:
RIDE, Teresina, Integração, Desenvolvimento, Região.Resumo
Resultado de pesquisa de Pós-doutorado em Geografia, pela Universidade Federal do Piauí, o texto em apresentação traz resultados que apontam respostas se no agrupamento da RIDE Teresina tem havido a construção de integração e desenvolvimento, a partir do cumprimento do documento orientador de funcionamento do grupo, intitulado “Plano de Ação 2015”, desde suas oito linhas estratégicas de intervenção, em treze, dum total de quinze municípios integrantes da RIDE. Metodologicamente, a investigação é pautada em uma bifurcação de possibilidades: uma de ordem teórica-conceitual e ou outra técnica. Pela primeira, há importante discussão em categorias analíticas que deram suporte a compreensão do fenômeno pretendido. A segunda diz respeito à coleta e tratamento de dados, a partir de relatórios, dados e informações obtidos através de visitas técnicas às prefeituras, de cada município selecionado para esta pesquisa. Como resultado, temos um grupo de municípios dependentes e alienados à capital do estado do Piauí. Nesse contexto, os propósitos desenhados desde o Plano de Ação não passam de promessas agendas, sem o real cumprimento, conforme foram projetadas, desde o ano de 2015, fato que tem marginalizado o real sentido de existência do grupo, seja para integração, seja para o desenvolvimento dentro de seu quadro regional.
ABSTRACT: Result of Post-doctoral research in Geography, by the Federal University of Piaui, the text presented brings results that indicate answers whether in the RIDE Teresina group there has been the construction of integration and development, based on compliance with the guiding document for the functioning of the group, entitled “Action Plan 2015”, from its eight strategic lines of intervention, in thirteen, out of a total of fifteen municipalities that are part of RIDE. Methodologically, the investigation is based on a bifurcation of possibilities: one of a theoretical-conceptual nature and another technical. Firstly, there is an important discussion on analytical categories that supported the understanding of the intended phenomenon. The second concerns the collection and processing of data, based on reports, data and information obtained through technical visits to city halls, in each municipality selected for this research. As a result, we have a group of municipalities dependent on and alienated from the capital of the state of Piaui. In this context, the purposes designed since the Action Plan are nothing more than agenda promises, without real fulfillment, as they were projected, since 2015, a fact that has marginalized the real meaning of the group's existence, whether for integration or for development within its regional framework.
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