ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA RURAL: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA RURALIDADE FEMININA NO CEARÁ/Rural financial literacy: an analysis from the perspective of female rurality in Ceará State

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v28i1.32467
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Palavras-chave:

Alfabetização financeira rural; Desenvolvimento rural; Mulher rural; Análise de Cluster.

Resumo

O analfabetismo financeiro apresenta-se como um agravante presente em diversos contextos. Tais implicações tomam proporções mais expressivas quando relacionadas ao gênero feminino e em regiões rurais, onde, historicamente, residem indivíduos com acesso assimétrico às informações. Nesse sentido, este estudo objetiva mensurar o nível de alfabetização financeira da mulher rural no interior do Ceará. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionários, adotando como proxies o conhecimento financeiro e o comportamento financeiro, considerando como metodologia de análise as técnicas estatísticas de agrupamento e discriminante. Tal análise permitiu a formação de três grupos: Baixo, Médio e Alto Nível de Alfabetização Financeira. Os resultados demonstraram que as mulheres rurais pesquisadas guardam baixo nível de alfabetização financeira. Tais resultados endossam a necessidade de estratégias e políticas públicas focalizadas na mulher rural, tornando-as efetivas e aplicadas às suas particularidades. Tendo em vista o fosso existente neste campo de estudo, busca-se incentivar, também, o desenvolvimento de pesquisas futuras nos demais espaços rurais, traçando perfis e soluções concernentes.

Abstract: Financial illiteracy presents itself as an aggravating factor present in several contexts. Such implications take on more significant proportions when related to the female gender and in rural regions, where, historically, individuals with asymmetric access to information reside. In this sense, this objective study measures the level of financial literacy of rural women in the Ceará State in Brazil. Data collection was carried out through the application of questionnaires, adopting financial knowledge and financial behavior as proxies, considering grouping and discriminant statistical techniques as analysis methodology. This analysis allowed the formation of three groups: Low, Medium and High Level of Financial Literacy. The results demonstrated that the rural women surveyed had a low level of financial literacy. Such results endorse the need for strategies and public policies focused on rural women, making them effective and applied to their particularities. Given the gap that exists in this field of study, we also seek to encourage the development of future research in other rural spaces, outlining worrying profiles and solutions

.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Vanessa Silva dos Reis, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ UFC

Mestra em Economia Rural (UFC); Especialista em Educação ambiental e Desenvolvimento Sustentável (CENES); Especialista em Gestão Pública Municipal (UNILAB); Bacharela em Administração Pública (UNILAB); Graduada em Gestão da Tecnologia da Informação (UNIP). Membro (sócia) da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, SOBER, Brasil. Conhecimento nas seguintes áreas de atuação: Administração Pública; Gestão Pública Municipal; Extensão em Desenvolvimento Territorial Rural; Políticas Públicas; Alfabetização Financeira Rural; Alfabetização financeira e Agricultura Familiar; Empreendedorismo e Microcrédito; Administração Rural; Elaboração e Avaliação de Projetos Rurais.

Kilmer Coelho Campos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Economia Rural da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Robério Telmo Campos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Economia Rural da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Referências

AGARWALLA, S. K.; BARUA, S.; JACOB, J.; VARMA, J.R. A survey of financial literacy among students, young employees and the retired in India. Retrieved February, v. 26, p. 2013, 2012.

BUCHER-KOENEN, T.; LUSARDI, A.; ALESSIE, R. J. M.; ROOIJ, M. C. J. V. How financially literate are women? An overview and new insights. Nber working paper series, n. 20.793, Dec., 2014.

CANQUERINO, Y. K.; BERTOLINI, G. R. F. A discussão científica sobre o cooperativismo e o desenvolvimento local. Informe GEPEC, v. 23, n. 2, p. 9–28, 2019. DOI: 10.48075/igepec.v23i2.20423.

CARNEIRO, M. J. Mulheres no campo: notas sobre sua participação política e a condição social do gênero. Estudos Sociedade e Agricultura, n. 2, jun., p. 11-22, 1994.

CHEN, H.; VOLPE, R. P. An analysis of personal financial literacy among college students. Financial Services Review, v. 7, n. 2, p. 107-128, 1998.

COLLA, C.; RIPPEL, R.; FERRERA DE LIMA, J.; ALVES, L. R. Reestruturação da distribuição populacional e econômica do Oeste do Paraná, rebatimentos empregatícios e migratórios. Informe GEPEC, v. 15, n. 3, p. 203–221, 2011. DOI: 10.48075/igepec.v15i3.6279.

FÁVERO, L. P.; BELFIORE, P.; SILVA, F. L.; CHAN, B. L. Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

FÁVERO, L. P.; BELFIORE, P. Manual de análise de dados. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.

FERRARO, A. R. Alfabetização rural no brasil na perspectiva das relações campo-cidade e de gênero. Educação e Realidade, v. 37, n. 3, p. 943-967, set./dez., 2012.

FLORÊNCIO, M. N. S.; SANTOS, S. A. S.; ESCOBAR, M. A. R.; PERONE, V. M. A. Alfabetização e planejamento financeiro pessoal: um estudo com servidores de uma universidade pública. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO, Anais [...]. Ponta Grossa: ADMPG, 2020. 14 p.

GRABLE, J. E.; JOO, S. H. Student racial differences in credit card debt and financial behaviors and stress. College Student Journal, v. 40, n. 2, p. 400-408, 2006.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Demográfico Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/. Acesso em: 11 jun. 2022.

INSTITUTO DE PESQUISA E ESTRATÉGIA ECONÔMICA DO CEARÁ (IPECE). As regiões de planejamento do estado do Ceará. Textos para discussão. Nº 111. FORTALEZA: IPECE, 2015.

JOBIM, S. S. A.; LOSEKANN, V. L. Alfabetização Financeira: mensuração do comportamento e conhecimento financeiros dos universitários da universidade da região da Campanha, Rio Grande do Sul. Sociais e Humanas, Santa Maria, v. 28, n. 2, p. 125-139, maio/ ago., 2015.

KLAPPER, L.; LUSARDI, A.; OUDHEUSDEN, P. V. Financial literacy around the world: insights from the standard & poor’s ratings services global financial literacy survey. World Bank Development Research Group. 2016.

LUSARDI, A.; MITCHELL, O. S. Financial literacy around the world: an overview. PEF, v. 10, n. 4, p. 497-508, 2011.

MOTTOLA, G. R. In our best interest: women, financial literacy, and credit card behavior. Scholar commons, v. 2, n. 6, 2013. Disponível em: https://digitalcommons.usf.edu/numeracy/vol6/iss2/art4/. Acesso em: 22 dez. 2022.

NATIONAL FINANCIAL CAPABILITY STUDY. Financial capability in the United States. Report of findings from the 2012. FINRA, 2013.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Recomendação do conselho sobre alfabetização financeira: instrumentos jurídicos da OCDE. OECD/LEGAL/046. 2020.

O’NEILL, B.; XIAO, J. Financial behaviors before and after the financial crisis: evidence from an online survey. Journal of Financial Counseling and Planning, v. 23, n. 1, p. 33-46, 2012.

PEREIRA, C. N.; CASTRO, C. N. Educação no meio rural: diferenciais entre o rural e o urbano. Texto para discussão, Brasília, n. 2632, mar. 2021.

PONTARA, A. Educação Financeira como proposta fundamental para a melhoria do desenvolvimento da agricultura familiar brasileira. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO. v. 11, n. 1, Anais [...]. Ourinhos: FATEC, out. 2019. p. 189-197.

POTRICH, A. C. G. Alfabetização financeira: relações com fatores comportamentais e variáveis socioeconômicas e demográficas. Orientadora: Kelmara Mendes Vieira. 2016. Tese (Doutorado em administração) – Programa de Pós-Graduação em administração, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, 2016.

POTRICH, A. C. G.; VIEIRA, K. M. KIRCH, G. Você é alfabetizado financeiramente? Descubra no termômetro de alfabetização financeira. Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, Rio Grande do Sul, v. 13. n. 2, p. 153-170, abr./ jun., 2016.

RAIHER, A. P. Condição de pobreza e a vulnerabilidade da mulher brasileira. Informe GEPEC, v. 20, n. 1, p. 116–128, 2016. DOI: 10.48075/igepec.v20i1.

ROBB, C. A.; BABIARZ, P.; WOODYARD, A. The demand for financial professionals’ advice: the role of financial knowledge, satisfaction, and confidence. Financial Services Review, [s. l.], v. 21, n. 4, p. 291-305. 2012.

REIS, M. V. S. Alfabetização financeira e ruralidade no município de Capistrano – Ceará. 2023. 88 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.

RIPPEL, R.; RIPPEL, V. C. L.; GOLFETO, N. V. Desenvolvimento regional, migração e educação: o caso dos chefes de família no Oeste do Paraná (1950-2000). Informe GEPEC, v. 10, n. 1, 2006. DOI: 10.48075/igepec.v10i1.372.

SERASA. Mapa da inadimplência e renegociação de dívidas no Brasil. 2022/ 2023.

SILVA, L. S.; CASTRO, D. R.; BERNARDES, J. R. Mensuração da alfabetização financeira e a influência do gênero e da idade: uma revisão da literatura. Revista da FAESF, Floriano, v. 2, n. 2, p. 74-80, abr./ jun., 2018.

SHOCKEY, S. S. Low-wealth adults financial literacy: money management behavior and associates factors, including critical thinking. Tese (Doutorado em Filosofia) - University of Utah, United States, 2002.

Downloads

Publicado

23-02-2024

Como Citar

SILVA DOS REIS, M. V.; COELHO CAMPOS, K.; CAMPOS, R. T. ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA RURAL: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA RURALIDADE FEMININA NO CEARÁ/Rural financial literacy: an analysis from the perspective of female rurality in Ceará State. Informe GEPEC, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 288–311, 2024. DOI: 10.48075/igepec.v28i1.32467. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/32467. Acesso em: 27 abr. 2024.