Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto usa fonte Arial 11, espaço 1,5; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista. 

  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA AUTORES

  EIXOS TEMÁTICOS 

  • Sustentabilidade, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente;
  • Estratégias de adaptação e mitigação às mudanças climáticas (economia de baixo carbono, economia circular, transição energética);
  • Infraestrutura resiliente e desenvolvimento sustentável;
  • Governança ambiental, Governança para Sustentabilidade – ODS;
  • Inovação e Sociedade (mobilidade urbana, economia compartilhada, métricas sustentáveis, patentes ambientais);
  • Gestão de riscos ambientais e preparação para desastres;
  • Sustentabilidade, Resiliência social e ecológica em áreas urbanas e rurais;
  • Educação ambiental e iniciativas de conscientização para a emergência Climática.

INSTRUÇÕES GERAIS

MODELO DE TEMPLATE AQUI

- A língua oficial é a portuguesa. Aceitam-se também trabalhos em espanhol ou inglês, devendo obrigatoriamente conter resumo e palavras-chave em português. O trabalho encaminhado para análise por parte do Conselho Editorial da Revista não deverá ser submetido a outro órgão para publicação e nem ter sido anteriormente publicado, a não ser em forma comunicação em eventos científicos.

FORMATAÇÃO

  1.  TAMANHO DO PAPEL: Antes de digitar o texto, assegure-se que a página está configurada para papel A4 (210 x 297 mm), no modo retrato. Editor de textos: Microsoft Word e/ou  OpenOffice;
  2. NÚMERO MÁXIMO DE LAUDAS: 20 (vinte) para Artigos, Iniciação Científica, Notas de Divulgação Científica, para Ensaios; e 10 (dez) para Pesquisas em Curso e Livros em Revista; artigos com mais de 20 (vinte) laudas podem ser aceitos excepcionalmente quando o tema ou pesquisa for considerado pelo editor, como muito relevante para a área. 
  3. MARGENS DO TEXTO: As margens devem ser de 4,4 cm na borda superior e inferior (incluindo já o cabeçalho e rodapé da revista), 3 cm na esquerda e 2 cm na direita.
  4. FORMATO DA PÁGINA: Todo o texto deve ser justificado (com exceção das referências, que devem ser alinhadas à esquerda).
  5. AUTORES: São permitidos o máximo de 5 (cinco) autores por artigo e um máximo de 2 artigos por autor, por edição. O trabalho deve conter abaixo do título o nome completo dos autores alinhadas à esquerda e a identificação no rodapé do e-mail, instituição de afiliação e ORCID.
  6. TÍTULO: Deve estar em negrito,  letra Arial (tamanho 14) com a primeira letra do título em caixa alta. 
  7. RESUMO: Insira aqui o resumo do artigo com no máximo 300 palavras entre 10 á 14 linhas. Escrito em um único parágrafo, a fonte utilizada é Arial 10, espaço simples e parágrafo justificado. As Palavras-Chave: Inserir aqui no máximo 5 palavras chaves em português (letra: Arial, 10) separadas por ponto-e-vírgula.
  8. CORPO DO TEXTO: O corpo de texto utiliza fonte Arial (tamanho 11), com alinhamento justificado, com espaçamento entre linhas 1,5. Em cada parágrafo, utilizar recuo de 1,27 cm na primeira linha.
  9. CITAÇÕES: As citações de autores ao longo do texto devem ser feitas em letras minúsculas entro e fora dos, Ex 1: Conforme Fulano (2008), ... Ex.2: "texto....texto...texto....texto... texto....texto...texto....texto...texto....texto...texto....texto..." (Beltrano, 2009).
  10. CITAÇÕES LONGAS:  Deve ter um recuo esquerdo de 4 cm a partir da margem, em parágrafo justificado e espaçamento simples. Deve-se usar a mesma fonte do corpo do texto (Ariel), porém com tamanho 10.
  11. NOTAS DE RODAPÉ: devem estar localizados no final da página, e numerados em algarismos arábicos sobrescritos (1,2,3 etc). Utilizar fonte tipo Ariel, tamanho 10, alinhamento justificado, com espaçamento entre linhas simples.
  12. TABELAS, FIGURAS E QUADROS: As legendas (títulos) devem ser posicionadas acima das Figuras, Tabelas e Quadros. Esses objetos, bem como suas respectivas legendas, devem ser centralizados na página. Deve-se utilizar fonte Arial, tamanho 10, em negrito, centralizada (ou, alternativamente, o estilo "Legenda"). Todas as tabelas e figuras deverão ser numeradas sequencialmente com algarismos arábicos e ter suas fontes posicionadas abaixo das Figuras, Tabelas e Quadros. Atenção: O título e a fonte da figura ou tabela devem ser mantidos na página da tabela ou figura. Manter um espaço entre a figura e o texto.
  13. AGRADECIMENTOS: O Autor agradece ao Programa xxx e à Fundação ou instituto xxxxx pelo financiamento e bolsa concedida.................................. (por exemplo).
  14. REFERÊNCIAS: Devem ser preparadas empregando Arial 11, espaçamento simples, alinhadas à esquerda; e separadas por espaçamento. As Referências, elemento obrigatório, devem ser elaboradas de acordo com a NBR 6023/2018. (Segunda Edição – 14 de novembro de 2018), utilizar os exemplos com “Elementos Essenciais”. Colocar o Doi dos artigos sempre que possível.

Artigos

Esta seção é destinada a submissão de Artigos completos.

Política padrão de seção.

Seção restrita a trabalhos aprovados por revisores "duplo cego".

Relato de Experiência

Seção dedicada à publicação de comunicações de projetos e pesquisas em andamento ou com texto inferior a 10 páginas.

Resumos Expandidos - Workshop RIPERC

Esta seção é destinada a submissão dos trabalhos apresentados no Workshop da Rede de Pesquisa Resiliência Climática RIPERC (Resumos Expandidos) e selecionados pela comissão científica do evento.

Política padrão de seção.

Seção restrita a trabalhos aprovados.

EDIÇÃO ESPECIAL

Esta seção é reservada para coletâneas de artigos que exploram um tema específico ou emergente. Resultado de trabalhos relevantes para a área específica que está sendo destacada;

Artigos - Workshop RIPERC

Esta seção é destinada a submissão dos trabalhos apresentados no Workshop da Rede de Pesquisa Resiliência Climática RIPERC (Artigos) e selecionados pela comissão científica do evento.

Política padrão de seção.

Seção restrita a trabalhos aprovados.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.