Sobre a Revista

1.Foco, escopo, periodicidade, políticas editoriais, autor corporativo e logradouro

Foco  e escopo. Difusão de pesquisas realizadas na área da Onomástica no Brasil, na América Latina e no exterior.

Periodicidade. Desde 2023 a revista é anual e passa a  receber e publicar artigos e trabalhos  em fluxo contínuo. Em cada número anual, publicam-se de 20 a 25 artigos. Cada autor ou coautor pode publicar na revista um artigo por ano.

Políticas editoriais. A revista adota o código de condutas éticas para editores da COPE. Mais informação pode ser encontrada no link https://publicationethics.org/ e na aba "Políticas Editoriais" na página da revista.

Autor Corporativo. Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração: Linguagem e Sociedade

Logradouro. Unioeste/Campus de Cascavel. Rua Universitária, 2069, sala 82, 3ºandar, Bairro Universitário, cep 85819-110, Cascavel -PR- Brasil

Sobre Open Journal Systems

A revista usa o Open Journal Systems (OJS 3.3.0.7), sistema  de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License. Visite o site da PKP para saber mais sobre o software.

2.Processo de avaliação pelos pares e diretrizes para pareceristas

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos ou trabalhos submetidos são encaminhados a dois pareceristas. Adota-se a avaliação por pares duplo-cego. Se a submissão receber avaliação favorável à publicação por ambos, o artigo será publicado. Se um dos pareceres for desfavorável, a submissão será encaminhada a um terceiro parecerista e a decisão editorial será aquela da maioria. Durante o processo de avaliação da submissão, se assegura o anonimato tanto de autores quanto de pareceristas. Caso o autor discorde da avaliação feita pelo parecerista em algum aspecto poderá justificar seu ponto de vista ao editor ou, se preferir, pedir a retirada do artigo da revista. Após a avaliação do artigo pelos pareceristas, cabe aos editores científicos da revista aprovar ou não para publicação.

Outra condição a ser cumprida para a avaliação dos artigos refere-se à ausência de plágio, caso algum dos pareceristas ou dos editores científicos da revista evidenciar ocorrência de plágio, o artigo será rejeitado para publicação, se, após publicação, houver denúncia fundamentada de plágio de algum artigo, o mesmo será retirado do número e volume do qual fizer parte.

Esclarecimento sobre a escolha dos pareceristas para os artigos submetidos: Para cada artigo escolhem-se pareceristas que não sejam filiados à mesma instituição dos autores. Caso haja submissão de artigo de autoria de um dos editores da revista, todo o processo de editoração fica à cargo do coeditor que garante o anonimato e o caráter sigiloso da avaliação.

Diretrizes para pareceristas

O papel do parecerista é avaliar os artigos submetidos e fazer uma crítica construtiva em benefício do autor e da revista. Com base na avaliação feita, você deve tomar uma decisão a respeito do artigo submetido. Há as seguintes alternativas rejeitar o artigo, aceitar o artigo desde que seguidas as recomendações dadas por você ou aceitar o artigo sem restrição. Seja cortês e procure justificar suas avaliações e sugerir soluções para os problemas encontrados. Na página do parecerista, há um campo no qual você deverá inserir sua avaliação e outro campo no qual você poderá inserir sua versão comentada no artigo. Ao final da página, há um campo para registro de sua decisão. Na sua avaliação, considere, ao menos, os seguintes aspectos: 1. Temática – se o artigo se enquadra no escopo da revista, 2. Formatação – se o artigo segue as normas da revista, 3. Estrutura e extensão do artigo – se o texto é coerente, bem organizado e completo, 4. Título e resumo – se estão adequados ao teor do artigo, 5. Contribuição do artigo para a área -se o artigo representa algum avanço científico seja em virtude do objeto de estudo, da metodologia empregada ou da fundamentação teórica escolhida, 6. Sugestões para o aperfeiçoamento do artigo se for o caso e 7. Justificativa para a decisão editorial tomada (rejeição, aceite condicionado ou aceite sem restrição)

1. Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

4.Arquivamento

Esta revista usa o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivos distribuído entre as bibliotecas participantes e permite que elas criem arquivos de revistas permanentes para preservação e  restauração.

5.Fontes de Indexação

Scopus - aceito para inclusão em fevereiro de 2024

Diadorim - diretório nacional  https://diadorim.ibict.br/

Latindex -diretório latinonamericano  https://www.latindex.org/latindex/inicio