FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O USO DE TDICS NO ENSINO DE QUÍMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO SUL DA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2026.v.10.n.1.36024Palabras clave:
Formação de Professores, Ensino de Química, Tecnologias digitais de informação e comunicação;Resumen
A formação continuada é essencial ao desenvolvimento docente, especialmente no ensino de Química, diante das demandas científicas e tecnológicas contemporâneas. Neste texto, apresentamos o relato de uma experiência realizada no âmbito do projeto de extensão Formação Continuada de Professores de Química do Ensino Médio, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). A experiência consistiu na organização e realização de uma oficina voltada ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). As atividades desenvolvidas buscaram promover a integração de recursos digitais às práticas pedagógicas. Um questionário foi utilizado para avaliar a oficina a partir das percepções dos docentes, indicando limites e potencialidades da ação formativa. A experiência evidenciou que a oficina pode contribuir para a adoção de práticas pedagógicas inovadoras e para que os professores participantes reflitam sobre o uso das TDICs e suas possibilidades no ensino de Química no Ensino Médio da rede pública regional.
Descargas
Referencias
BBACH, Stacy Pedro. et al. O uso das TDIC no ensino de ciências: um olhar terminológico para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS, ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2020, São Carlos. Anais [...]. São Carlos: UFSCar, 2020. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/624/626.
BAHIA. Decreto nº 15.806, de 30 de Dezembro de 2014. Dispõe sobre a organização territorial dos Núcleos Regionais de Educação, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado da Bahia. 31 de Dezembro de 2014. Disponível em: https://dool.egba.ba.gov.br/portal/visualizacoes/pdf/7176#/p:1/e:7176.
BAHIA. Decreto nº 16.722, de 12 de Maio de 2016. Altera o Anexo Único do Decreto nº 15.806, de 30 de dezembro de 2014, que dispõe sobre a organização territorial dos Núcleos Regionais de Educação. Diário Oficial do Estado da Bahia. 13 de Maio de 2016. Disponível em: https://dool.egba.ba.gov.br/ver-pdf/958/#/p:1/e:958.
BAHIA. Decreto nº 17.377 de 01 de Fevereiro de 2017. Altera as denominações e as finalidades de unidades administrativas da Secretaria da Educação e dá outras providências. Diário Oficial do Estado da Bahia. 02 de Fevereiro de 2017. Disponível em: https://dool.egba.ba.gov.br/ver-html/1858/#e:1858.
BORGES, Renato. et al. A competência docente e o uso de tecnologias educacionais. Revista de Educação, Saúde e Ciências do Xingu, v. 1, n. 6, p. 13-29, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/rescx/article/view/7855.
BORGES, Ronaldo da Silva; SÁ, Ézio Raul Alves; SOUSA, Nataly Maria de Oliveira. Percepção dos estudantes sobre o uso da ferramenta de simulação interativa PhET no ensino de Química. Educação Química em Punto de Vista, v. 4, n. 2, p. 46-51, 2020. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/download/2623/2485/9724.
CARDOSO, Márcia Regina Gonçalves; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; GHELLI, Kelma Gomes Mendonça. Análise de conteúdo: uma metodologia de pesquisa qualitativa. Cadernos da Fucamp, v. 20, n. 43, p. 98-111, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2347.
DELAMUTA, Beatriz Hass; ASSAI, Natany Dayani de Souza; SANCHEZ JÚNIOR, Sidney Lopes. O ensino de Química e as TDIC: uma revisão sistemática de literatura e uma proposta de webquest para o ensino de Ligações Químicas. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, e149996839, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/6839/6277.
FERREIRA, Luiques Tunes. et al. Ferramentas digitais na formação continuada do professor: como potencializar a aprendizagem com tecnologia. Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 7, p. 420-436, 2023. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/165/153.
GABINI, Wanderlei S.; DINIZ, Renato Eugênio da S. Formação Continuada de Professores de Química: uma proposta envolvendo a inserção da informática nas práticas de sala de aula. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 9, n. 2, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/3999/2563.
GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de Professores: Para uma mudança educativa. 2. ed. Porto - Portugal: Porto Editora, 1999.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiátivas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. v. 2, 2015. Disponível em: https://moran.eca.usp.br/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf.
MORENO, Esteban Lopez; HEIDELMANN, Stephany Petronilho. Recursos Instrucionais Inovadores para o Ensino de Química. Revista Química Nova na Escola, v. 39, n. 1, p. 12-18, 2017. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc39_1/04-EQM-17-16.pdf.
NUNES, Isadora Pereira. As aulas práticas de química nas escolas públicas brasileiras: existência e condições de uso dos laboratórios. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONEDU, 8., 2022, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: Realize Editora, 2022. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2022/TRABALHO_EV174_MD4_ID9022_TB1420_28062022134533.pdf.
OLIVEIRA, Maridenes Noronha de. As metodologias ativas e o uso das tecnologias digitais no ensino de Química. Formiga - Minas Gerais: Editora MultiAtual, 2024.
SANJUAN, Maria Eugênia Cavalcante. et al. Maresia: Uma Proposta para o Ensino de Eletroquímica. Revista Química Nova na Escola, v. 31, n. 3, p. 190-197, 2009. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/07-RSA-2008.pdf.
SEI BAHIA. Sobre - Núcleos Territoriais de Educação. SEI Bahia, [s.d.]. Disponível em: https://sei.ba.gov.br/index.php?Itemid=660&id=2598&lang=pt&option=com_content&view=article.
SILVA, Vinícius Gomes. A importância da experimentação no ensino de química e ciências. 2016. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Estadual Paulista – UNESP, Bauru, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/5ae3d3a1-4e3f-42c6-8e91-1a6932fb42d5/content.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2026 Júlia Reis dos Santos, Indman Ruana Lima Queiroz

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.







