A abordagem tecnopedagógica do ensino híbrido no ensino básico (2º ciclo), San Alberto, 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i28.31311

Palavras-chave:

Educação Híbrida; Tecnopedagogia; Abordagem.

Resumo

Esta pesquisa aborda a questão do ensino híbrido e seus múltiplos desafios estruturais, dando uma visão de um modelo de educação que possa reduzir as barreiras que sempre existiram. O objetivo geral do estudo é descrever a abordagem técnico-pedagógica do ensino híbrido no Ensino Básico (2.º ciclo), São Alberto - Paraguai, 2021. O estudo foi conduzido em um delineamento descritivo, transversal, não experimental, com abordagem quantitativa, tendo como população de estudo professores e alunos da região. Foram analisados os fatores preponderantes para a efetividade do ensino híbrido, baseados, principalmente, nos quatro pilares fundamentais: competências de ensino, conectividade, conteúdo e plataformas digitais. Um questionário foi aplicado levando em consideração os fatores.  Obteve-se como principal achado que o modelo de Educação Híbrida na cidade de San Alberto com os alunos do segundo ciclo teve uma baixa eficácia média, uma vez que além das habilidades cognitivas de professores e alunos, existem outros fatores que influenciam a efetividade que já são externos à própria pedagogia,  Assim como o uso da tecnologia, esse modelo de ensino deve ser visualizado a partir de uma tecnopedagogia que recai sobre a combinação de habilidades cognitivas e tecnológicas autodidatas.

Referências

ACUÑA, M. Educación Híbrida: transformando la educación tradicional. EVirtualplus, 26 jun. 2020. Disponível em: https://www.evirtualplus.com/educacion-hibrida/. Acesso em: 26 out. 2021.

ANDRÉS, J.; RUIZ, J. T.; GUTIÉRREZ, M. Formación pedagógica hibrida en docentes licenciados a través de la educación a distancia y virtual. Revista de Pedagogía, 19 dez. 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication. Acesso em: 26 out. 2021.

BID. Reabrir las escuelas en América Latina y el Caribe: Claves, desafíos y dilemas para planificar el retorno seguro a las clases presenciales. Washington, DC: Banco Interamericano de Desarrollo, dez. 2020. Disponível em: https://publications.iadb.org/es/reabrir-las-escuelas-en-america-latina-y-el-caribe-claves-desafios-y-dilemas-para-planificar-el. Acesso em: 26 out. 2021.

AZAMBUJA, M. J. C.; GRIMONI, J. A. B.; CURY, L. Educação híbrida: reflexões para a inovação. Opción, Maracaibo, v. 32, n. 7, p. 159-168, jul. 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=31048480009. Acesso em: 26 out. 2021.

EDUCATIVA. 4 pilares para hacer realidad la educación híbrida. Agenda Educativa, 4 nov. 2020. Disponível em: https://agendaeducativa.org/4-pilares-para-hacer-realidad-la-educacion-hibrida/. Acesso em: 26 out. 2021.

VALVERDES, P. E. El uso de plataformas digitales como un instrumento de comunicación y de intercambio de contenidos entre el profesor y el alumnado. 2014. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) - Universidad de Granada, Granada, 2014.

ERNÁNDEZ D., T.; TORRES, J. La educación remota de emergencia y su impacto en la andragogía. Revista Vinculando, 2021. Disponível em: https://vinculando.org/educacion/la-educacion-remota-de-emergencia-y-su-impacto-en-la-andragogia.html. Acesso em: 26 out. 2021.

GALVIS, P. Direccionamiento estratégico de la modalidad híbrida en educación superior: Conceptos, métodos y casos para apoyar toma de decisiones. Bogotá: Universidad de los Andes, 2019. Disponível em: https://www-digitaliapublishing-com.ezproxy-cicco.conacyt.gov.py/a/60791. Acesso em: 26 out. 2021.

BIELIUKAS, Y. C. H.; SPROCK, A. S. Una metodología tecnopedagógica para la construcción ágil de objetos de aprendizaje web. Opción, Maracaibo, v. 29, n. 70, p. 66-85, 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=31028677005. Acesso em: 26 out. 2021.

HERNÁNDEZ, R. C. La nueva educación híbrida. Expansión, 22 jun. 2020. Disponível em: https://expansion.mx/opinion/2020/06/22/la-nueva-educacion-hibrida. Acesso em: 26 out. 2021.

SAMPIERI, R. H. Metodología De La Investigación. 6. ed. México: Mcgraw Hill Edducation, 2014.

LAVIGNE, G.; SANDOVAL, J. O; MUÑOZ, L. C. A. Evaluación de la modalidad híbrida, presencial/en línea, por estudiantes de posgrado en educación. Revista Electrónica Actualidades Investigativas en Educación, San José, v. 6, n. 1, 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=44760106. Acesso em: 26 out. 2021.

GALLEGOS, C. M.; MICHALÓN D., E. Espacios de aprendizaje híbridos. Hacia una educación del futuro en la Universidad de Guayaquil. MediSur, Cienfuegos, v. 15, n. 3, p. 350-355, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=180051460010. Acesso em: 26 out. 2021.

RAE. Diccionario de la lengua española. Edición del Tricentenario. 2021. Disponível em: https://dle.rae.es/plataforma?m=form2. Acesso em: 26 out. 2021.

ROJAS, G. Sistematización del retorno de clases presenciales en Paraguay en contexto de Covid. UNICEF, 2022.

SANTOS, B. Educación híbrida: principales características de este modelo. Hotmart, 2019.

SIMÓN, J. La formación universitaria híbrida: retos y oportunidades. Actualidades Investigativas en Educación, San José, v. 14, n. 2, p. 681-703, maio/ago. 2014. DOI: 10.15517/aie.v14i2.14917. Disponível em: https://www.scielo.sa.cr/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1409-47032014000200026. Acesso em: 26 out. 2021.

Downloads

Publicado

31-10-2025

Como Citar

MOREYRA, D. I. A abordagem tecnopedagógica do ensino híbrido no ensino básico (2º ciclo), San Alberto, 2021. Temas & Matizes, [S. l.], v. 18, n. 34, p. 400–417, 2025. DOI: 10.48075/rtm.v17i28.31311. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/31311. Acesso em: 14 nov. 2025.

Edição

Seção

Edição de Fluxo Contínuo