Argumentação científica associada à experimentação investigativa de forma colaborativa no Ensino de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v18i32.32031

Palavras-chave:

Aprendizagem colaborativa; Argumentação científica; Ensino de Química.

Resumo

A Argumentação Científica é relevante e importante na pesquisa científica, tanto teórica quanto experimental. No ensino de Química é frequente o emprego de experimentação como estratégia de ensino. Interessados em aproximar a experimentação em laboratório da prática científica, esta pesquisa explora a aprendizagem colaborativa para alcançar essa aproximação. O objetivo do presente trabalho envolve avaliar as interações colaborativas entre estudantes de Ensino Médio em experimentos realizados no laboratório de ciências de um Colégio Estadual pertencente a fim de verificar em que medida essa atividade permite argumentarem cientificamente e de que forma. A pesquisa foi qualitativa do tipo participante realizada com quatro grupos de sete estudantes. Os dados de apenas dois grupos puderam ser analisados. O grupo 1 teve como resultado o total de 68 “iniciadores de sentença” na habilidade “Aprendizagem Ativa”, em comparação com o grupo 2 que apresentou o total de 62. A análise indicou que apesar de variações entre os grupos pelas diferentes características de aprendizagem ativa e maior potencial comunicacional em um deles, é possível identificar em ambos o papel da prática da Atividade Colaborativa desenvolvendo argumentos e questionamentos mais efetivos no Ensino de Ciências durante o experimento realizado pelos grupos.

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Publicado

31-10-2025

Como Citar

BIRNFELD, V. de S. C. C.; MEDEIROS, L. S.; SOUZA, I. R. de; GUY, C. M.; COSTA, F. A. G. da; SOUZA, N. dos S. Argumentação científica associada à experimentação investigativa de forma colaborativa no Ensino de Química. Temas & Matizes, [S. l.], v. 18, n. 34, p. 418–444, 2025. DOI: 10.48075/rtm.v18i32.32031. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/32031. Acesso em: 14 nov. 2025.

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Edição de Fluxo Contínuo