Edições anteriores

  • Dossiê: Experiências e desafios do Pibid e do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores
    v. 15 n. 26 (2021)

    Caros leitores

    Esse dossiê reúne trabalhos desenvolvidos no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa de Residência Pedagógica por acadêmicos das licenciaturas com a colaboração de professores da educação básica e das universidades de diversas regiões do país. É com muita alegria que disponibilizamos aos leitores da revista Temas e Matizes uma riquíssima oportunidade de conhecer diversas nuances de experiências em dois programas que foram implementados no contexto da pandemia. Os artigos instigam não somente o debate em torno desses programas, mas demonstram a capacidade de atuação num contexto que exigiu uma rápida resposta em relação às mudanças nas formas de ensinar e aprender em todos os níveis de ensino.

    Esperamos que  apreciem a leitura!

    *Os textos e seus conteúdos são de inteira responsabilidade dos autores.

  • DOSSIÊS: A docência frente à pandemia da covid-19: novos desafios, alternativas e perspectivas teórico-metodológicas
    v. 14 n. 25 (2020)

    APRESENTAÇÃO

     
     Silvia Zamberlan Costa Beber[1]

    Sueli Ribeiro Comar[2]

    Susimeire V. Rosotti de Andrade[3]

     

    Os desafios impostos pela conjectura preconizada pela pandemia da Covid-19 à humanidade, levou distintos setores, entre eles o educacional, buscar alternativas para enfrentar os problemas e dificuldades gerados pela pandemia. Os profissionais da educação têm produzido novos meios e produtos educacionais, garantindo a continuidade das ações e o atendimento dos estudantes da educação básica e do ensino superior.

    Diante deste cenário, a Revista Temas & Matizes, editada pelo NUFOPE - Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino, vinculado à Pró-reitoria de Graduação da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, convidou a comunidade acadêmica a contribuir com o Dossiê “A docência frente à pandemia da Covid-19: novos desafios, alternativas e perspectivas teórico-metodológicas”.

    A contribuição desse dossiê, é dialogar coletivamente, visando repensar em tempos de pandemia a prática docente que é indissociável dos aspectos teóricos metodológicos. Assim, a Revista Temas & Matizes não está alheia aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, o dossiê ora apresentado foi composto por artigos, de pesquisadores do Brasil e Portugal.

    Os estudos apresentados pelos pesquisadores que compõem o dossiê, corroboram com a indissociabilidade entre a produção teórica e a prática que constituem um grande desafio, e que este refletirá no trabalho docente. Desejamos uma ótima leitura!


    [1] Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus Toledo.

    [2] Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus Francisco Beltrão.

    [3] Professora do curso de Licenciatura em matemática, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus Foz do Iguaçu.

  • v. 11 n. 21 (2017)

    Ementa: este dossiê contempla reflexões sobre o processo de formação de professores diante das novas conjunturas nacionais da educação brasileira, versando sobre os novos desafios em formar excelentes profissionais mesmo diante da falta de incentivo e/ou dificuldades de apoio por parte dos órgãos governamentais. Aceitam-se trabalhos que versem sobre: Políticas Públicas de Formação de Professores; Estágio Supervisionado e suas implicações no processo de formação; Base na Base Nacional Comum Curricular e Formação Continuada.

  • v. 11 n. 20 (2017)

    Este dossiê contempla reflexões sobre o processo de formação de professores diante das novas conjunturas nacionais da educação brasileira, versando sobre os novos desafios em formar excelentes profissionais mesmo diante da falta de incentivo e/ou dificuldades de apoio por parte dos órgãos governamentais. Aceitam-se trabalhos que versem sobre: Políticas Públicas de Formação de Professores; Estágio Supervisionado e suas implicações no processo de formação inicial; As diretrizes de formação de professores; A Resolução 2/2015 e a formação inicial e continuada.