Algumas representações de ciência na BNCC – Base Nacional Comum Curricular: área de Ciências da Natureza

Autores

  • Rosana Franzen Leite
  • Olga Maria Schimidt Ritter

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v11i20.15801
Agências de fomento

Palavras-chave:

documentos oficiais, representações de ciência, papel da experimentação, propostas de ensino.

Resumo

neste texto discutimos sobre as representações de Ciência e a relação com as representações de experimentação que a BNCC apresenta na área de Ciências da Natureza, analisando-se principalmente as componentes de Ciências, do Ensino Fundamental, e Química, do Ensino Médio. Discutimos à luz de referenciais renomados da área de ensino de Ciências, e indicamos alguns pontos do documento que são por nós, avaliados como mais representativos. Consideramos que o texto apresenta muitas ideias simplistas de Ciência e como o trabalho científico se realiza, se constrói, se modifica e principalmente, como influencia e influenciado pela sociedade, e que dessa forma, o ensino dos conhecimentos relativos a esta área podem ser seguramente influenciados.

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Publicado

06-09-2017

Como Citar

LEITE, R. F.; RITTER, O. M. S. Algumas representações de ciência na BNCC – Base Nacional Comum Curricular: área de Ciências da Natureza. Temas & Matizes, [S. l.], v. 11, n. 20, p. 1–7, 2017. DOI: 10.48075/rtm.v11i20.15801. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/15801. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Base Nacional Comum Curricular