O PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE: TEORIAS, REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v15i26.26166
Agências de fomento

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa. Formação inicial. Constituição docente. PIBID.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir acerca das experiências teórico-práticas vivenciadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na área de Letras, durante o período de agosto de 2018 a janeiro de 2020. Essa análise pauta-se nos aportes teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), os quais abordam a relação existente entre linguagem e atividade docente (BRONCKART, 2006, 2008; MACHADO, 2009; MACHADO, BRONCKART, 2004; MACHADO, BRONCKART, 2009; MACHADO et al, 2009). Nesse ínterim, propôs-se para os pibidianos uma prática baseada na teoria sociointeracionista de linguagem, que pressupõe conceber o texto como ponto de partida do trabalho educativo. Para tanto, desenvolveram-se propostas de material didático para aplicação em sala de aula, contemplando os processos de leitura, interpretação e compreensão, atividades de análise linguística e de produção textual (e reescrita). Diante disso, buscou-se refletir sobre essas vivências a partir da análise dos relatos apresentados por um pibidiano ao final de sua prática, focalizando-se a formação inicial, a constituição do profissional docente e o papel do PIBID nesse processo. Os resultados da pesquisa apontam para o PIBID enquanto importante instrumento de formação docente e de constituição do sujeito professor, o qual contribui para levar profissionais mais autônomos, confiantes, seguros e preparados para as escolas brasileiras.

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Publicado

14-02-2022

Como Citar

GONÇALVES, A. C.; DE FÁTIMA BATISTA, J.; MIRANDA, R. O. . O PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE: TEORIAS, REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS. Temas & Matizes, [S. l.], v. 15, n. 26, p. 291–314, 2022. DOI: 10.48075/rtm.v15i26.26166. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/26166. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊS:Experiências e desafios do Pibid e do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores