Programa de Residência Pedagógica: narrativas formativas compartilhadas por discentes de licenciatura em Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v15i26.26386
Agências de fomento

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Licenciatura em Química, Narrativas

Resumo

O objetivo da pesquisa consistiu em leituras e diálogos de relatórios de observações escritos por discentes em química durante o contexto do programa de residência pedagógica para verificar narrativas formativas compartilhadas. Na pesquisa qualitativa, participaram três residentes, integrantes de um Programa de Residência Pedagógica, curso de licenciatura em Química de uma Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Na coleta de dados, utilizou-se de relatórios individuais dos residentes, constituídos a partir de observações concretizadas em quatro turmas de terceiro ano do ensino médio, durante quatro visitas em um Colégio Estadual do município de Londrina. A técnica empregada foi à observação estruturada do tipo não participante, segundo Marconi e Lakatos (2010), e efetivadas a partir de caraterísticas do método etnográfico, conforme Mattos (2011). Os dados foram organizados e tratados a partir da narrativa, conforme Clandinin e Connelly (2011). Para isso, os participantes se reuniram com a docente orientadora, e após várias leituras e diálogos acerca das observações registradas nos relatórios, encontrou-se um total de seis narrativas compartilhadas que contribuíram para o processo de formação inicial docente. Os resultados apresentados nas narrativas compartilhadas indicam que o programa de residência pedagógica possibilitou aos residentes vários processos formativos que compõe à formação inicial docente, como o conhecer a rotina da escola, a utilização de diferentes recursos pedagógicos e instrumentos avaliativos. E, sobretudo perceber a necessidade de replanejamento de aulas devido a imprevistos que podem ocorrer no âmbito escolar.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução Nº 2, de 1º de julho de 2015. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file>. Acesso em: 18 nov. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Educação básica. MEC lança Política Nacional de Formação de Professores com Residência Pedagógica. 2017. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/55921-mec-lanca-politica-nacional-de-formacao-de-professores-com-80-mil-vagas-para-residencia-pedagogica-em-2018>. Acesso em: 12 de nov. 2020.

BRASIL. EDITAL CAPES nº 06/2018. PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. 2018. Disponível em: <https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/01032018-edital-6-2018-residencia-pedagogica-pdf>. Acesso em: 16 nov. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file>. Acesso em: 16 nov. 2020.

BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – 4. ed. – Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2020. Disponível em: < https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/572694/Lei_diretrizes_bases_4ed.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 24 nov. 2020.

CLANDININ, D. JEAN.; CONNELLY, F. MICHAEL. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEI/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.

GHEDIN, EVANDRO.; ALMEIDA, MARIA. ISABEL DE.; LEITE, YOSHIE. USSMAI. FERRARI. Formação de professores: caminhos e descaminhos da prática. Brasília: Líber livro editora, 2008.

GUERRA, MARTINEZ. MIRIAM.; PINHO, MARIA. JOSÉ. Saberes docentes: teia em construção no dia a dia da sala de aula de professoras de línguas em fase inicial na docência. Revista Inter Ação, 2013. p.163- 177.

MARCONI, MARINA. ANDRADE; LAKATOS, EVA. MARIA. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MATTOS, CARMEM. LUCIA. GUIMARÃES. A abordagem etnográfica na investigação científica. In MATTOS, C. L. G.; CASTRO, P. A. (Org.). Etnografia e educação: conceitos e usos [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011. p. 49-83.

PIMENTA, SELMA. GARRIDO.; LIMA, MARIA. SOCORRO. LUCENA. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2012.

REIS, PEDRO. Observação de aulas e avaliação do desempenho docente. Lisboa: Ministério da Educação – Conselho Científico para a Avaliação dos Professores. 2011. Disponível em: Acesso em: 14 jan. 2019.

ZINKE, IDAIR. AUGUSTO; GOMES, DIANA. A prática da observação e sua importância na formação do professor de geografia In: XII Congresso Nacional de Educação. 12, 2015, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2015. p. 28653-28663 Disponível em: Acesso em: 31 jan. 2019.

Downloads

Publicado

14-02-2022

Como Citar

MORETTI, A. A. da S.; BAPTISTONE, G. F.; TOYAMA, K. S. F.; FIGUEIREDO, M. C. Programa de Residência Pedagógica: narrativas formativas compartilhadas por discentes de licenciatura em Química. Temas & Matizes, [S. l.], v. 15, n. 26, p. 586–602, 2022. DOI: 10.48075/rtm.v15i26.26386. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/26386. Acesso em: 29 mar. 2024.