O contexto social da obra de Ellen Meiksins Wood e a busca por sistematizar uma teoria de classes

Autores

  • Jefferson Ferreira do Nascimento IFSP-Campus Sertãozinho

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtc.v26i52.24509

Palavras-chave:

Democracia, Luta de Classes, Teoria Política, Ellen Wood.

Resumo


O artigo resgata a proposta de Ellen Wood sobre a necessidade de sistematizar uma teoria sobre classes que embase uma renovação do materialismo histórico. Wood pretende em sua renovação embasar a luta pela Democracia Substantiva em que esteja ao alcance do poder do povo não só os ritos que desembocam em uma representação política, mas também a real possibilidade de isegoria, de autodeterminação dos produtores, mediante a “liberdade de livre associação (sic)”. Tal intento só pode ocorrer a partir da organização da classe operária, de uma classe como sujeito histórico, para a luta de classes contra os apropriadores amparados pelo Poder Estatal. Para isto, o artigo resgata dados biográficos, o ideal humano e o contexto social da produção de Ellen Wood para compreender a especificidade histórica das suas ideias. Com isso, explica-se o motivo pelo qual a autora entende que a concepção de classe que atende ao empreendimento é a concepção formulada pelo historiador britânico E. P. Thompson.

Biografia do Autor

Jefferson Ferreira do Nascimento, IFSP-Campus Sertãozinho

Doutorando em Ciência Política na UFSCar, Mestre em Ciências Sociais pela UNIOESTE, graduado em Ciências Sociais com Bacharelado em Sociologia e Ciência Política e Licenciatura em Ciências Sociais na Unicamp. É professor no IFSP-Campus Sertãozinho. É membro do NEPPLA (Núcleo de Estudos dos Partidos Latino-Americanos).

Downloads

Publicado

10-04-2020

Como Citar

NASCIMENTO, J. F. do. O contexto social da obra de Ellen Meiksins Wood e a busca por sistematizar uma teoria de classes. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 26, n. 52, p. 49–66, 2020. DOI: 10.48075/rtc.v26i52.24509. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/24509. Acesso em: 28 nov. 2021.