PRAZO PRORROGADO! DOSSIÊ: "O HISTORIADOR E A FORMAÇÃO HISTÓRICA: ESPAÇOS DE PRÁTICAS"

15-05-2023

O dossiê “O historiador e a formação histórica: espaços de práticas” propõe congregar publicações que dialoguem com as reflexões que consideram a temática da formação histórica e a forma pela qual se revelam, seja em espaços escolares e não escolares.  As políticas educacionais têm afetado as relações entre os sujeitos no universo escolar e os significados que eles atribuem à sua vida humana prática e às suas ações, como é o caso dos professores e a sua formação. No Brasil, historicamente, a formação do professor de História tem sido matizada pelos embates acerca do significado da profissão docente, bem como pelos embates entre as finalidades de sua atuação como historiador e professor. Nesta direção reconhecemos a necessidade de acolher reflexões sobre o significado do papel do historiador frente aos desafios da ação docente que objetiva a formação histórica; o lugar do historiador em espaços formativos como museus, arquivos e centros de memória e documentação; o historiador profissional da história e as políticas púbicas formativas nos âmbitos municipal, estadual e federal, dentro outras possibilidades de estudo que articulem o ofício do historiador e processos formativas em diferentes espaços públicos e privados.  

Ademais, a pesquisa, enquanto processo de produção do conhecimento histórico torna-se fundamental como constitutivo da natureza do próprio trabalho do historiador/professor, que, ao tomar posse dos objetos, dos processos e dos procedimentos inerentes à produção do conhecimento, viabiliza a superação da divisão do trabalho que, historicamente, separou aqueles que produzem o conhecimento na universidade e aqueles que o transmitem/reproduzem, na escola. Nesta esteira é que se localiza a proposição do presente dossiê, isto é, intenciona-se reunir pesquisas que problematizem elementos acerca formação histórica e a forma como se revelam em distintos espaços de práticas que, por sua vez, podem dialogar diretamente com o processo de escolarização ou com espaços que estão fora da escola, mas que certamente dialogam e contribuem com a formação histórica do sujeito.  

Levando em conta os debates historiográficos contemporâneos, aliado ao crescente número de pesquisas sobre o ensino e aprendizagem em História, é fundamental congregar pesquisas que revelam a dinâmica sobre a relação entre ensinar e aprender História e, como diferentes sujeitos buscam, em seu cotidiano seja escolar ou não, superar um viés instrumental, organizando suas práticas pautadas em pressupostos que consideram a construção do conhecimento histórico (RÜSEN, 2007, 2012).  

A importância fundamental do método de investigação como componente do método de ensino e aprendizagem de História e seus desdobramentos são perseguidas pelas investigações e ações, no qual, o aporte teórico que sustenta os encaminhamentos é pautado nos recentes estudos no campo da Educação Histórica, cujas investigações têm focado sua atenção nos princípios, tipologias e estratégias de aprendizagem em História, tendo como referência de análise a epistemologia da história e a pesquisa das ideias históricas dos sujeitos em situação de aprendizagem história (BARCA, 2005; SCHMIDT, 2009).  

No Brasil, a dicotomia entre a formação teórica e a formação prática é um dos principais desafios que, historicamente, tem acompanhado a formação e prática do professor/historiador. Uma das consequências desta dicotomia entre teoria e prática, ensino e pesquisa remete a necessidade de desenvolver investigações que busquem minimizar ou mesmo superar este processo. Neste viés e percurso é que a intenção do dossiê ora apresentado se assenta, isto é, nos limites do trabalho de pesquisa e docência intencionamos contribuir com o debate que assume a formação do professor de História como produtor de conhecimento, a partir de reflexões sobre as relações entre o seu trabalho e a ciência de referência. 

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA  

 

BARCA, Isabel. Educação histórica: uma nova área de investigação? In: ARIAS NETO, J. M. (Org.). Dez anos de pesquisas em ensino de história. Londrina: AtrioArt, 2005. p. 15-25. 

 

RÜSEN, Jörn. História viva: teoria da história: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007.  

 

RUSEN, Jörn. Aprendizagem histórica: fundamentos e paradigmas. Curitiba: W. A. Editores, 2012. 

 

SCHMIDT, Maria A. M. S. Concepções de aprendizagem histórica presentes em propostas curriculares brasileiras. História Revista, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 203-213, jan./jun. 2009. p. 210