UM CAMINHO REPLETO DE ESPINHOS: VISÃO E REVISÃO DAS POLÍTICAS DE VALORIZAÇÃO ARTIFICIAL DO AÇÚCAR ARGENTINO PELO BRASIL: 1895-1930
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v19i1.11387Resumo
As políticas de valorização artificial do açúcar não haviam sido plenamente associadas à superprodução até muito recentemente, não obstante o discurso aparecer com grande frequência em periódicos, congressos agrícolas e conferências durante a Primeira República. A principal referência foi a Europa, embora o Brasil também voltasse a sua atenção para as políticas de valorização artificial postas em marcha por seus países vizinhos, como a Argentina. Esse artigo consiste na análise dos discursos que ora apresentavam o caso argentino como um modelo a se seguir ora o viram como algo a ser evitado. Examina-se a formação de uma base de produtores e técnicos cujo interesse não se restringiu as mudanças tecnológicas, mas abarcaram informações sobre as políticas protecionistas direcionadas para o açúcar em outros países.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.