A ESCRITA DE SI DE SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA NOS ANOS 1970 (NOTAS PARA ESTUDO)
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v19i1.11797Resumo
Estas notas reflexionam sobre aspectos da escrita de si de Sérgio Buarque de Holanda nos anos 1970, com base na “Apresentação” do livro Tentativas de Mitologia (1979) e na entrevista do autor à revista Veja (1976). Ocupam-se da hipótese de que, naquele período de intensa crítica historiográfica, Sérgio Buarque investia na posteridade de sua memória e procurava direcionar a recepção de sua obra pelas gerações subsequentes. Neste percurso, a partir dos textos selecionados, observamos as respostas à crítica de sua produção ensaística dos anos 1930, seguidas de um discurso sobre a história, além do posicionamento em favor dos valores democráticos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.