ARTURO ANDRÉS ROIG: PRECURSOR DA HISTÓRIA INTELECTUAL LATINO-AMERICANA?
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v19i1.12759Resumo
Sob a influência do “giro linguístico”, em torno das últimas décadas do século XX, o projeto (ou os projetos) de uma História Intelectual na América Latina se baseou principalmente na crítica e na ruptura com a “velha” tradição da História das Ideias latino-americana. O objetivo deste artigo é relativizar tal sentido de “ruptura”, demonstrando como, em meio às reformas metodológicas propostas no âmbito do movimento latino-americano de História das Ideias, em meados da década de 1970, alguns pilares que iriam posteriormente sustentar as diversas perspectivas de uma História Intelectual na América Latina já se encontravam presentes, sobretudo, nas contribuições do filósofo e historiador das ideias argentino Arturo Andrés Roig (1922-2012).Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.