PATRIMÔNIO CULTURAL DO LITORAL DE FORTALEZA: OS DESAFIOS DA PESQUISA HISTÓRICA
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v20i1.13798Resumo
Os inventários quando aplicados em situação urbana têm se constituído em importante recurso metodológico na produção de sensibilidades e conhecimento histórico sobre o patrimônio cultural das cidades. Enquanto instrumentos de identificação e preservação do patrimônio cultural, os inventários têm buscado mapear e reconhecer espaços e práticas, por meio de registros, nos quais os valores referenciais das identidades sociais se configuram em sua natureza dinâmica. Seguindo esta perspectiva, o artigo desenvolve algumas considerações acerca da experiência de pesquisa e registro das tradições e sociabilidades urbanas que constituem o patrimônio cultural do litoral de Fortaleza. Busca inventariar práticas culturais e representações sociais constituídas ao longo do processo de modernização da orla da cidade. Problematiza lugares, memórias, personagens e referências culturais das localidades praianas, sobretudo, a partir das sensibilidades que emergem das entrevistas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.