EL MEJOR ESCUDO DE ARMAS ES EL ROLLS ROYCE: MODERNIDADE E DECADÊNCIA DE BUENOS AIRES POR EZEQUIEL MARTINEZ ESTRADA.
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v21i1.16172Resumo
A proposta deste artigo é pensar o ensaio La cabeza de Goliat, publicado em 1940 pelo argentino Ezequiel Martinez Estrada, a partir da confrontação da sua percepção de uma cidade decadente e cronicamente inviável com um repertório amplo de críticas ou desconfianças da modernidade, que caracterizou sua geração e consistiu um ponto de convergência entre diversos autores seus contemporâneos. Considero que pensar esse ensaio como parte de uma crítica mais abrangente feita por grande parte do campo letrado à modernidade tal qual se apresentava na Argentina, nas décadas de 1930 e 1940, ao mesmo tempo em que pode lançar luz sobre que tipos de visões da modernidade circularam entre os intelectuais desse período, pode ajudar a identificar um espectro de circulação de ideias que conecta o diagnóstico da geração de Estrada a algumas das principais tensões que compunham a discussão do pensamento alemão que circulava na Argentina naquele contexto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.