TERRAS NACIONAIS E DEVOLUTAS COMO FONTE DE RECEITA PARA O ESTADO
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v22i1.18113Palavras-chave:
Terras devolutas-comercialização-propriedade privadaResumo
O governo Republicano, quando assumiu o poder político no Rio grande do Sul, desencadeou um processo de comercialização das terras consideradas devolutas, as quais se concentravam na parte norte do estado, passando a ser utilizadas como fonte de receita para o tesouro público. Entretanto, tais territórios eram habitados por posseiros caboclos e indígenas que, em função dessa ação governamental, entraram em conflito com as autoridades locais e entre si. Com a comercialização das áreas devolutas ocorreu uma ampliação da ocupação com pessoas vinda de outras regiões, principalmente imigrantes ou seus descentes, gerando novos conflitos com os posseiros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.