MEMÓRIA, EXPERIÊNCIA, TESTEMUNHO: REVISITANDO A LUTA PELA TERRA NO SUDESTE DO PARÁ A PARTIR DO DOCUMENTÁRIO ESCOLA ELDORADO
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v23i1.22351Palavras-chave:
Luta pela terra, Amazônia, Direitos Humanos, Educação do campo, Documentário.Resumo
Lançado em 2008, o documentário Escola Eldorado retrata as memórias de Alcione Ferreira da Silva, migrante maranhense que se deslocou para o Pará no início dos anos 1970, e vivenciou episódios marcantes da história recente do país, como a Guerrilha do Araguaia, ainda na década de setenta; o garimpo na Serra Pelada, nos anos oitenta, e o Massacre de trabalhadores sem-terra, em Eldorado dos Carajás, em 1996, no qual chegara a ser alvejado por um tiro. O artigo problematiza as relações entre memória, experiência e testemunho presentes na forma como as narrativas de Alcione são apropriadas, em conjunto com outros documentos, no curta-metragem. Busca também, por meio das rememorações apresentadas, (re)trilhar alguns dos caminhos da luta pela terra na Amazônia entre o final do século XX e início do XXI, cotejando as memórias narradas com elementos do contexto em que fora produzido o documentário.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.