Informação jornalística e ideologia: a implantação da ditadura no Brasil em 1964 como notícia na revista argentina Panorama
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v24i1.22609Palavras-chave:
Imprensa; Ditadura Civil-Militar; Argentina-Brasil.Resumo
O artigo busca examinar a repercussão da consolidação da ditadura no Brasil como notícia internacional na Argentina, através do estudo de caso da revista Panorama, fundada e dirigida por Cesare Civita. Desenvolve-se, com base no conceito de ideologia e de construção social dos acontecimentos, a hipótese de que a veiculação de tais notícias, desde a posição e a atuação político-institucional da imprensa informativa empresarial, concorreu para a legitimação da solução autoritária na crise política argentina, apresentando o caso do Brasil como exemplar.
Referências
ALSINA, M. A Construção da Notícia. Petrópolis: Vozes, 2009.
CANTIS, M. S. La Caída de los Tres Gobiernos Radicales. Buenos Aires: Centro de Estudios Unión para la Nueva Mayoría, 1995.
CAVAROZZI, M. Autoritarismo y Democracia (1955 – 2006). Buenos Aires: Ariel, 2009.
CHALABY, J. O Jornalismo Como Invenção Anglo-Americana. Comparação entre o Desenvolvimento do Jornalismo Francês e AngloAmericano (1830-1920). Rio de Janeiro: Mídia & Jornalismo, 3V, 2003.
DE RIZ, L. La Política en Suspenso 1966/1976. Buenos Aires: Paidós, 2000.
DONGHI, T. H. La Democracia de Masas. Buenos Aires: Paidós, 2000.
GAMBINI, H. Historia del Peronismo. La Violencia (1956-1983). Buenos Aires: Vergara, 2008.
HABERMAS, J. Mudança Estrutural da Esfera Pública. Investigações Sobre Uma Categoria da Sociedade Burguesa. São Paulo: Ed. UNESP, 2014.
HALL, S. “A Redescoberta da ‘Ideologia’: o Retorno do Recalcado nos Estudos de Mídia”. In: RIBEIRO, A. P. G.; SACRAMENTO, I. (orgs.).
LLAIRÓ, M. de M. (comp.). El Gobierno de Arturo Illia y la Restauración Institucional. Las Relaciones Económicas Internacionales y la Crisis de Gobernabilidad (1963-1966). Buenos Aires: Ediciones Cooperativas, 2007.
Mikhail Bakhtin. Linguagem, Cultura e Mídia. São Carlos: Pedro & João Ed., 2010.
O’DONNELL, G. Contrapuntos. Ensayos Escogidos sobre Autoritarismo y Democratización. Buenos Aires: Paidós, 2004.
PANDOLFI, R; GIBAJA, E. La Democracia Derrotada. Arturo Illia y su Época. Buenos Aires: Lumiere, 2008.
PARADISO, J. Um Lugar no Mundo. A Argentina e a Busca de Identidade Nacional. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
POTASH, R. A. El Ejercito y la Política en la Argentina 1962-1973. De la Caída de Frondizi a la Restauración Peronista Primera Parte, 1962-1966. Buenos Aires: Ed. Sudamericana, 1994.
ROMERO, L. A. Breve Historia Contemporánea de la Argentina. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2001.
ROUQUIE, A. Autoritarismos y Democracia. Estudios de Política Argentina. Buenos Aires: EDICIAL, 1994.
SÁNCHEZ, P. La Presidencia de Illia. Buenos Aires: Centro Editor de América Latina, 1983.
SCARZANELLA, E. “Entre dos Exilios: Cesare Civita, un Editor Italiano en Buenos Aires, desde la Guerra Mundial Hasta la Dictadura Militar (1941- 1976)”. Revista de Indias, nº 245, 2009.
SCARZANELLA, E. Uma Editora Italiana na América Latina. O Grupo Abril (décadas de 1940 a 1970). Campinas: Ed. UNICAMP, 2016.
SCHUDSON, M. Descobrindo a Notícia. Uma História Social dos Jornais nos Estados Unidos. Petrópolis: Vozes, 2010.
SODRÉ, M. A Narração do Fato. Notas para Uma Teoria do Acontecimento. Petrópolis: Vozes, 2009.
ULANOVSKY, C. Paren las Rotativas. Historia de los Medios de Comunicación en la Argentina. Diarios, Revistas y Periodistas (1920-1969). Buenos Aires: Emecé, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Tempos Históricos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.