Entre o velho e o novo mundo: a presença de musicistas italianos nas cidades paulistas e e gaúchas na primeira metade do século XX
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v24i1.24932Palavras-chave:
Imigração italiana, músicos italianos, São Paulo, Rio Grande do Sul.Resumo
O presente artigo trata sobre a presença de músicos italianos e sua atuação no campo musical brasileiro a partir dos seus ingressos nos núcleos urbanos de São Paulo e Rio Grande do Sul durante a primeira metade do século XX. Assim, visa-se analisar e apresentar a contribuição social e artística que os imigrantes peninsulares trouxeram para estes espaços onde se instalaram. Para este estudo, emprega-se o uso de fontes como almanaques, jornais, entrevistas (uso da metodologia de história oral temática) e trabalhos acadêmicos desenvolvidos na área da História, Música e artes plásticas.Referências
ALBERNAZ, Pablo Cassio. A Música, o Conviver e o Lembrar: Um estudo etnográfico entre os músicos da centenária Banda Rossini da cidade de Rio Grande. 154f. Dissertação de mestrado em Antropologia Social. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas do programa de Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), f. 154. Porto Alegre, 2008.
ALMANACCO Il Brasile e gli Italiani. San Paolo: Fanfula, 1906. ALMANACCO Gli Italiani nel Brasile. San Paolo: Pasovino Coloniale, v. 1,1922.
ALVIM, Zuleika M. F. Os italianos em São Paulo. São Paulo: Brasiliense, 1986.
ANJOS, Marcos Hallal. dos. Italianos e modernização: a cidade de Pelotas no último quartel do século XIX. História em Revista, Pelotas, vol. 5, dez. 1999, p. 1-10. Disponível em:http://www.ufpel.tche.br/ich/ndh/downloads/Marcos_Hallal_dos_Anjos_Volume_05.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2016.
ANJOS, Marcos Hallal. Estrangeiros e modernização: a cidade de Pelotas no último quartel do século XIX. 127f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1996.
BEVILACQUA, Piero. Società Rurale e emigrazione. In: BEVILACQUA, Piero; DE CLEMENTI, Andreina; FRANZINA, Emilio (a cura). Storia dell'emigrazione italiana: Partenze. Roma: Donzelli, 2002. p. 95-112.
BINDER, Fernando Pereira. Lições de civilidade musical: os concertos de Cernicchiaro e a criação do Clube Haydn de São Paulo. In: Anais do XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Natal, 2013, s/p.
BIONDI, Luigi. Classe e nação: trabalhadores e socialistas italianos em São Paulo, 1890-1920. Campinas: Unicamp, 2010.
BORGES, Stella. Italianos: Porto Alegre e trabalho. Porto Alegre: EST, 1993
Brasil. São Paulo: Nobel, 1989.
CENNI, Franco. Italianos no Brasil. São Paulo: Martins, EDUSP, 1975.
CINTRA, Rosana Aparecida. Italianos em Ribeirão Preto: Vinda e Vida de Imigrante (1890- 1900). Dissertação (Mestrado em História). Franca: FHDSS/UNESP, 2001.
COLUCCI, Michele; SANFILLIPPO, Matteo. Guida allo studio dell’Emigrazione Italiana. Viterbo: Sette Città, 2010.
CONEDERA, Leonardo de Oliveira. Maestri al di là dell’Oceano. La musica degli italiani in Brasile nella prima metà del Novecento. In: CAPPELLI, Vittorio; SERGI, Pantaleone (a cura). Traiettorie culturali tra il Mediterraneo e l’America latina: cronache, letterature, arte, lingue e culture. Cosenza: Pellegrini, 2016, p.315-328.
CONEDERA. Músicos no Novo Mundo: a presença musicistas italianos na Banda Municipal de Porto Alegre (1925-1950). 278f. Tese (Doutorado em História) – Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
CONSTANTINO, Núncia Santoro de. O italiano da esquina: meridionais na sociedade porto-alegrense e permanência da identidade entre moraneses. Porto Alegre: EST, 2008.
CONSTANTINO, O italiano na cidade. Passo Fundo: UPF, 2000.
CORAZZOL, Adriana. Músicos Italianos na América Latina entre os séculos XIX e XX: lembranças e testemunhos. Revista de Estudos Ibero-Americanos, Porto Alegre, v. 33, n. 2, p. 132-155, Dez. 2012.
CORRÊA, Ângela Tereza de Oliveira. História Cultura e música em Belém: décadas de 20 a 40. SP; Tese apresentada ao Programa de Pós-graduação em História Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), 2010.
CORTE REAL, Antônio T. Subsídios para a história da música no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS, 1984.
CORTI, Paola. Storia degli migrazioni internazionali. Bari: Laterza, 2007.
CUSANO, Alfredo. Il Paese dell’Avvenire. Rio Grande do Sul. Roma, São Paulo, Buenos Aires: L’Italo-Sudamericana, 1920.
DE RUGGIERO, Antonio. Os italianos nos contextos urbanos do Rio Grande do Sul: perspectivas de pesquisa. In: VENDRAME, Maíra Inês et all. (org.). Micro-História, trajetórias e imigração. São Leopoldo: OIKOS, 2015.p.162-181.
HADDAD, Gisele Laura. Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (SP): representações e significado social. 216f. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2009,
Il Pasquino Coloniale. 1922/set. Acervo da Hemeroteca Nacional,1922
INCISA DI CAMERANA, Ludovico. El Gran Éxodo: Historia de las migraciones italianas em el mondo. Madrid-Buenos Aires: Alianza 2005.
LUCAS, Maria Elizabeth. Classe dominante e cultura musical no RS: do amadorismo à profissionalização. In: DACANAL, José H. e GONZAGA, Sergius (Org.). RS: cultura e ideologia. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1980, p. 158-163
PAPPALARDO, Maria Graça Berta. Entrevista sobre a trajetória de José Pappalardo. [6 de jul. 2016]. Entrevistador: Leonardo Conedera, Egiselda Charão e Fernanda Trentini. Porto Alegre.
PARANHOS, Paulo Ricardo Leonardi. Trajetória do maestro José Leonardi [18 de ago. 2012]. Entrevistador: Leonardo de Oliveira Conedera. Porto Alegre.
ROSSELLII, John. Sull’ali dorate: Il mondo musicale italiano dell’ottocento. Bologna: Il Mulino, 1992.
SARTORI, Vilmar, Banda Ítalo-Brasileira/Carlos Gomes: história e memória de uma corporação musical centenária na cidade de Campinas. 213f. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.
SILVA, Janaína Girotto da. “O Florão mais belo do Brasil”: O Imperial Conservatório de Música do Rio de Janeiro (1841-1965). 248f. Dissertação (mestrado em História) Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
SILVA, Jeremyas Machado. Achados do imaginário: o consumo da faiança fina em Uruguaiana no final do século XIX. 85f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
SIMÕES, Julia da Rosa. Ser músico e viver da música no Brasil: um estudo da trajetória do Centro Musical Porto-Alegrense (1920-1933). Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011
SORIA, Regina. Fratelli lontani: il contributo degli artisti italiani all’identità degli Stati Uniti 1776-1945. Napoli: Liguori, 1997.
TOLEDO, Edilene. O sindicalismo revolucionário no Brasil do início do século XX: a obra de De Ambris, Sorelli e Rossoni. In: TUCCI, Maria Luiza; CROCI, Federico; FRANZINA, Emilio. (Org.). História do trabalho e histórias da imigração: trabalhadores italianos e sindicatos no Brasil (séculos XIX e XX). 1. ed. São Paulo: EDUSP, 2010.
TRENTO, Angelo. Do outro lado do Atlântico: um século de imigração italiana no
TRENTO, Angelo. In Brasile. In: BEVILACQUA, Piero; DE CLEMENTI, Andreina; FRANZINA, Emilio (Orgs.). Storia dell'emigrazione italiana: Arrivi. Roma: Donzelli, 2002. p. 3-24.
TRENTO, Angelo. Italiani a San Paulo tra lavoro e tempo libero 1880-1940. Revista Navegar, v.2, jan.-jul. Rio de Janeiro: LABIMI, 2016, p.9-28,
VEDANA, Hardy. Jazz em Porto Alegre. Porto Alegre: L&PM, 1987,
VÉRAS, Maura Pardini Bicudo. Italianos em São Paulo, territórios estrangeiros, segregação e alteridade da cidade indústria à metrópole global. In: MATOS, M. I.; MENEZES, L. M.; GOMES, E. S.; PEREIRA, S. M. (Org.). Italianos no Brasil: partidas, chegadas e heranças. 1. ed. Rio de Janeiro: UERJ/LABIMI, 2013. v. 1. pp. 326-339.
ZANFRINI, Laura. Sociologia delle migrazione. Roma: Laterza, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Tempos Históricos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.